• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Sistema de backup corporativo: escolha a ferramenta ideal

Pessoa usando um Sistema de Backup Corporativo no notebook

 

Para entregar a melhor solução para seus clientes, é preciso entender quais são as ferramentas que podem agregar valor ao serviço de forma eficiente. Pensando nisso, este conteúdo vem reforçar questões importantes sobre o sistema de backup corporativo e quais critérios devem ser levados em consideração no momento de escolha.

O que é um sistema de backup corporativo?

Antes de mais nada, quando falamos sobre backup corporativo, estamos nos referindo às estratégias de armazenamento e recuperação de dados, utilizadas por empresas para resguardar suas informações. 

Independentemente do tipo de cópia de segurança utilizada ou das especificidades da Política de Backup, o profissional de TI responsável pelo processo pode automatizar grande parte das tarefas por meio de um programa ou portal.

Um sistema de backup, então, é um conjunto de software e hardware — o programa e os data centers, por exemplo — capaz de ser configurado para atender as necessidades de cada instituição. Organizando horários para os procedimentos, concentrando ferramentas de auditoria, relatórios e monitoramento.

 

Ferramentas disponíveis em um sistema de backup corporativo

O sistema de backup corporativo ideal oferece ferramentas que facilitam o trabalho do MSP.

Vantagens de ter um sistema de backup corporativo

São vários os benefícios de utilizar um sistema próprio para o gerenciamento das rotinas de cópia de segurança, tanto para provedores de serviços gerenciados de TI quanto para  empresas de outros segmentos de mercado. Confira quais são!

Redução de custos

Uma solução eficiente torna todo o processo seguro, evitando a perda de informações e protegendo as empresas contra acidentes, falhas humanas, desastres, danos em equipamentos e ataques ransomware

Além de outras consequências, como a interrupção das atividades, a queda de faturamento e, até mesmo, danos causados à imagem do negócio caso informações sensíveis estejam envolvidas.

Para MSPs, a ferramenta ideal permite a automação dos backups de forma simples. Assim, os profissionais têm mais tempo livre para cuidar de outras questões, otimizando sua produtividade. O que permite atender mais demandas e mais clientes.

Auditoria facilitada

Os processos de auditoria estão envolvidos com a transparência das atividades de backup e restore. É a partir desses métodos que são realizadas verificações de rotinas, integridade e disponibilidade dos dados, assim como os locais de aprovisionamento e a política de armazenamento em nuvem utilizada.

Uma pessoa fazendo auditoria em Datacenter

A auditoria é um processo importante para validar a conformidade das atividades.

Em um sistema de backup corporativo eficiente, essas informações são coletadas constantemente e podem ser disponibilizadas em relatórios. Assim, a análise dos procedimentos é feita de forma facilitada e tanto o profissional que realiza a ação quanto a empresa podem acessá-los a qualquer momento.

Compliance

Qualquer negócio, presente no mundo digital ou não, trabalha com o registro de informações. Quando a prática envolve bases de dados pessoais e sensíveis, a coleta, o armazenamento e o tratamento precisam ser feitos com responsabilidade.

Em vigor desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dispõe de uma série de regras para que esses procedimentos sejam cumpridos. O backup em nuvem é uma ferramenta importante para o cumprimento da LGPD, pois garante que as informações estejam salvas em local seguro e criptografadas. 

Assim como o backup atesta que as empresas estejam em compliance com a LGPD, ele impede que os negócios sofram sanções administrativas e multas por descumprimento da lei.

O papel de atuação dos prestadores de serviços de TI nesse processo será o de “encarregado dos dados”. Uma ferramenta eficiente de backup corporativo permite o controle e a adaptação dos procedimentos de acordo com os critérios da LGPD que se aplicam a diversos perfis de clientes.

ebook LGPD e Nuvem: implicações e formas de adaptação. Baixar gratuitamente

Gerenciamento centralizado

Este é um benefício que facilita muito a vida do MSP. O gerenciamento centralizado permite cuidar de diversos usuários de forma descomplicada. A ferramenta ideal possibilita que seja feito o acompanhamento de múltiplos dispositivos, como computadores, servidores e máquinas virtuais.

Isso não apenas libera tempo e recursos, mas também economiza o esforço de configurar dispositivos um por um, permitindo ao profissional se concentrar em tarefas mais importantes. Você pode acessar dados de centenas de dispositivos a partir de um console simples, em que todos os seus clientes estão registrados.

O que considerar na hora de escolher um sistema de backup corporativo

Quando se pensa na escolha de uma ferramenta, existem diversos fatores que devem ser considerados. Geralmente, a preocupação inicial é atrelada aos custos, porém, se o profissional de TI se bastar nesse único motivo, estará ignorando uma série de fatores que podem facilitar sua rotina.

Necessidades dos clientes

Toda empresa gera dados de forma diferente. Como MSP, entender quais são as informações vitais para as operações de cada negócio é a chave para compreender as necessidades de backup de cada cliente.

Pode ser que os dados vitais da instituição sejam uma lista de contatos ou registros médicos, arquivos de e-mail, músicas, depende de cada segmento. Claro que todas as informações produzidas precisam de proteção, porém distinguir e priorizar o que é mais importante auxilia a traçar o plano de backup ideal.

 Tipos de backup disponíveis

Profissionais de TI conhecem bem os diferentes tipos de backup e como cada um cumpre seu papel em uma estratégia de segurança da informação. Quanto maiores as possibilidades oferecidas pela plataforma, entre cópias de segurança completas, diferenciais e incrementais, mais liberdade para traçar estratégias eficientes.

Quer saber quais são os tipos de backup?

Porém, quem trabalha com serviços gerenciados de TI sabe bem que alguns clientes não entendem o funcionamento de certos procedimentos e podem possuir dificuldades para compreender o que é um backup

E é aí que entra a sua expertise, afinal, além de demonstrar seus conhecimentos como dono do processo, promove uma comunicação mais assertiva com o cliente, o que tende a melhorar o relacionamento de forma geral.

Modelo de pagamento

Existem várias plataformas disponíveis no mercado, cada uma com sua tabela de preços e seus modelos de pagamento. Mas, é de conhecimento geral que muitas vezes “o barato sai caro” e quem escolhe o mais barato pode acabar se arrependendo.

O que muitas vezes passa despercebido são os gastos adicionais, que resvalam em processos essenciais. O que, por consequência, encarece as despesas operacionais das cópias de segurança e os procedimentos envolvidos.

Tenha muita atenção para não se deixar levar apenas pelos valores aparentes. Busque entender se há custos escondidos na proposta e não esqueça de levar em conta outros quesitos na hora de decidir quais ferramentas serão utilizadas pela sua empresa de TI para a entrega dos serviços. 

Pessoa fazendo orçamento

Cuidado para não colocar o preço como fator principal na escolha de uma ferramenta.

No fim das contas, esse custo oculto acaba sendo transferido para o cliente e, se houver flutuações constantes, o descontentamento é questão de tempo para ambos.

Suporte técnico especializado

Um dos pontos que mais precisa de atenção é o suporte. Se houver algum problema, é sempre pela assistência técnica que será possível resolvê-lo. Muitas vezes, essa função é terceirizada e, mais ainda, nem fica no Brasil, impondo mais barreiras e dificuldades.

Por isso, ao estabelecer parcerias, prefira fornecedores que já têm um bom histórico no segmento e domínio sobre a área de atuação. Com profissionais especializados ao seu lado, seus clientes terão mais apoio e garantia de um bom atendimento.

Fortalecimento da marca

Uma das formas de fortalecer sua marca é pela padronização da imagem e comunicação em diferentes canais. Por isso, cada vez mais prestadores de serviço buscam por plataformas white-label, que permitem a customização com logo e nome da empresa.

Assim, seu cliente pode até usar um sistema terceirizado, mas nunca saberá. Afinal, é o seu negócio que ele enxerga toda vez que utiliza a ferramenta. Em outras palavras, a percepção do valor entregue pela solução será atrelada à identidade visual da sua marca.

Conheça a ArtBackup

Como você viu, um sistema de backup corporativo fornece ferramentas essenciais para otimizar o dia a dia de profissionais que lidam com cópias de segurança. Por isso, nossa plataforma ArtBackup possui diversas funcionalidades para garantir o melhor desempenho dentro da estratégia que você entrega aos seus clientes.

 

Conheça algumas das funcionalidades da plataforma ArtBackup.

Com nossa plataforma, você faz o gerenciamento de todos os usuários de forma centralizada, pelo portal web. Além de toda a praticidade para configurar as rotinas conforme as necessidades do cliente, o portal é white-label e pode ser personalizado com sua marca, seu logotipo, nome e toda identidade visual do seu negócio.

A ferramenta ainda disponibiliza, de forma prática, relatórios e diagnósticos sempre que necessário, facilitando os processos de auditoria e monitoramento. Os dados de backup ficam armazenados em data centers certificados, padrão World Class Tier III, localizados no Brasil. 

Se precisar de ajuda, temos uma equipe de profissionais experientes para atendê-lo a qualquer momento. Além dos canais de treinamento e capacitação, tanto para a parte técnica quanto para a comercial.

Tudo isso disponibilizado por meio de contrato mensal, sem planos de fidelidade. Você e seus clientes pagam apenas pelo volume utilizado, sem surpresas na fatura. Para conhecer mais nosso sistema de backup corporativo, clique no banner abaixo!

banner para ser parceiro artbackup

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso