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O que é MSP: entenda como funcionam os serviços gerenciados

 

homem de óculos utilizando notebook

A transformação digital das empresas e a mudança de suas demandas tem influenciado muito a prestação de serviços de TI. Isso porque a necessidade de atuar de modo preventivo e não apenas solucionar problemas depois que eles já ocorreram é cada vez mais evidente. 

Nesse cenário, a migração do modelo de gestão de break-fix para Managed Service Provider (MSP), prestador de serviços gerenciados, em português, se tornou uma realidade de mercado. Para te ajudar a compreender exatamente o que é MSP e como é possível adaptar seu modo de atuação com os clientes, preparamos este conteúdo. 

Continue a leitura e confira!

MSP: entenda o modelo de serviço

Como mencionado acima, MSP significa prestador de serviços gerenciados. Esse tipo de empresa tem como foco oferecer o trabalho de monitoramento e gestão do ambiente de TI para corporações, priorizando a segurança, a prevenção e a eficiência. 

A ideia é proporcionar a esses negócios a disponibilidade necessária para manter suas operações, minimizando instabilidades e imprevisibilidades no que diz respeito à infraestrutura de TI.   

três homens em reunião sobre ti olhando para computador

A MSP busca gerenciar o ambiente de TI de empresas de forma estratégica.

Isso é feito por meio do uso de soluções e softwares especializados, que permitem acompanhar de maneira contínua cada um dos recursos ou processos que envolvem tecnologia na empresa. 

A ideia é realizar o gerenciamento de TI de forma estratégica, se antecipando em relação a problemas, identificando falhas e buscando oportunidades de melhoria de desempenho e infraestrutura. Com isso, a equipe interna de TI e os próprios gestores da corporação podem se concentrar em outras demandas. 

Por ser uma maneira proativa e preventiva de gestão de TI, o MSP se difere completamente do modelo tradicional de prestação de serviços, o já citado break-fix. Essa expressão em inglês, que pode ser traduzida como “quebra-conserta”, mostra como esse modo de atuação se dá de forma reativa, após algum tipo de intercorrência.

E apesar de algumas vezes ser necessário operar dessa maneira, as necessidades atuais das empresas não são atendidas com esse modelo de negócio. 

Isso porque se antecipar, mapear tarefas, encontrar gargalos e solucioná-los antes que ocorram de fato permite dar mais agilidade ao gerenciamento de TI, além de contribuir para a continuidade dos negócios

homem analisando ambiente de ti no computador

MSPs atuam de modo preventivo, buscando a antecipação de possíveis problemas.

Por que aderir?

Começar a trabalhar com o modelo de MSP é se adequar a uma realidade posta. A transformação digital, já realizada por muitas empresas e em processo em muitas outras, faz com que as operações e a própria lógica dos negócios estejam centradas na tecnologia

Sendo assim, não pode haver espaço para a indisponibilidade, já que isso gera impactos na competitividade e nos próprios resultados das corporações. 

O que o MSP possibilita nesse caso é justamente melhorar os rendimentos das empresas, já que o aperfeiçoamento e a gestão estratégica do ambiente permitem otimizar atividades que podem ser automatizadas e garantir sua realização de forma adequada, por meio do monitoramento.   

E isso não é um fator que afeta somente os clientes, mas também o próprio MSP. Com a adoção do gerenciamento de TI com planejamento, acompanhamento e mapeamento das tarefas, é possível melhorar o desempenho da equipe de funcionários do MSP, reduzindo custos com contratações e permitindo um maior investimento em inovação.    

homens analisando dados em tablets

O modo de atuação como MSP colabora também para a otimização de tarefas da própria empresa de TI.

Outro ponto importante é que o MSP pode atuar em corporações de qualquer porte, fornecendo aprimoramento e mantendo a qualidade e segurança de sua infraestrutura e processos de TI.

Além disso, por não estar lidando com problemas que geram prejuízos para os clientes, o modelo de MSP está ligado a uma maior satisfação deles, já não há a pressão por uma manutenção extremamente rápida e sim a busca por um atendimento especializado e estratégico, que contribua para sua escalabilidade. 

Como funciona?

De modo geral, o modelo de prestação de serviços como MSP tem como foco o gerenciamento do ambiente de TI dos clientes de forma flexível. Em função disso, ele deve ser escalável e considerar as necessidades e especificidades de cada cliente 

Os valores cobrados pelos serviços ofertados, por exemplo, variam de acordo com as ações que serão executadas e os recursos empenhados. 

Já em relação à equipe, os profissionais e parceiros do MSP são indivíduos que trabalham com a noção de prevenção e antecipação crucial para esse modo de atuação. 

Caso sua empresa de TI esteja migrando do modelo break-fix, saiba que será necessário investir em treinamento para que os colaboradores entendam bem como funciona o modo de prestação de serviços gerenciados e como ele impacta nas atividades cotidianas.  

gestor realizando treinamento para funcionários

Os treinamentos de colaboradores são necessários para quem está migrando do modelo de TI break-fix.

Ainda em relação ao pessoal, um aspecto que também se difere de outros modelos de trabalho em TI é a alocação de profissionais. Nos serviços gerenciados, após a listagem das ações que serão realizadas, o próprio MSP definirá qual colaborador irá executá-las e não o contratante. 

As ferramentas utilizadas são ainda outro ponto que se difere da atuação mais convencional em TI. No MSP, é preciso que elas sejam eficientes e sólidas, proporcionando a confiabilidade e a segurança necessárias para manter as operações das corporações mesmo em momentos críticos. 

Vantagens dos serviços gerenciados

Prestar serviços de TI como MSP conta com uma série de benefícios. Veja alguns deles a seguir!

Gerenciamento remoto

Boa parte dos softwares utilizados para o monitoramento, acionamento e/ou gerenciamento de tarefas dos serviços gerenciados pode ser operada de forma remota. 

Com isso, os deslocamentos para operações in loco na sede das corporações se tornam pontuais, apenas quando é necessário suporte ou realização de uma tarefa específica, otimizando o dia a dia da equipe do MSP.  

Prevenção de riscos

Como já reforçado, o ponto-chave da atuação do prestador de serviços gerenciados é a antecipação e prevenção de riscos. Esse aspecto é uma vantagem tanto para a empresa contratante, que consegue manter suas operações de forma constante, como para a própria MSP, que diminui a quantidade de empenho de ações relativas a falhas e intercorrências. 

homem e mulher observando servidores de ti

Atuar com serviços gerenciados contribui para a prevenção de riscos nas corporações.

Flexibilidade

A flexibilidade é outro benefício da prestação de serviços como MSP. O projeto montado para o cliente deve considerar a escalabilidade de suas atividades e ser adaptado conforme a necessidade, tanto em recursos humanos como em tecnologias. 

Para isso, é importante que as soluções utilizadas pelo MSP funcionem sob demanda.

Custos

Os custos operacionais também são diminuídos com o modelo de serviços gerenciados. Isso muito por conta da otimização de processos e, consequentemente, de tempo empenhado neles, que evita a realização de tarefas que podem ser automatizadas ou mesmo feitas de maneira mais rápida por meio de softwares especializados. 

Entender o que é MSP e como esse modo de atuação em TI está alinhado às práticas atuais de mercado e também às demandas das empresas é uma ótima maneira de começar a pensar na adaptação de seu negócio. 

E para garantir o sucesso de sua MSP, é preciso contar com as melhores soluções. Uma ótima opção para oferecer backup em nuvem aos clientes, procedimento essencial para proteção de dados, é a ArtBackup, referência em segurança, qualidade e eficiência. 

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