• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

7 ferramentas de Tecnologia da Informação indispensáveis!

Capa do texto: 7 ferramentas de tecnologia da informação. Na imagem, é possível ver uma mão estendida para um holograma de ferramentas digitais.

 

As instituições têm percebido a importância de adotar novas tecnologias e incorporá-las às rotinas dos negócios. Dentro dessa dinâmica, as ferramentas de Tecnologia da Informação vêm sendo cada vez mais utilizadas. 

E não é mera tendência. Elas entregam muitos benefícios, como otimização de tempo, ganhos financeiros com a redução de custos e até mesmo aumento da produtividade da equipe.

E diante de tantas possibilidades, conseguir identificar quais são as ferramentas mais eficazes pode garantir o sucesso na implementação das tecnologias. Neste conteúdo, vamos mostrar algumas possibilidades de execução, assim como traremos exemplos de ferramentas. Boa leitura!

O que são ferramentas de Tecnologia da Informação?

Utilizadas para facilitar todo tipo de tratativa, desde a comunicação até os processos mais complexos de gestão, as ferramentas de Tecnologia da Informação existem em diversas formas. As mais comuns são softwares, sistemas, aplicativos e dispositivos que auxiliam empresas nas mais diferentes áreas.

Sendo assim, não existe um perfil único para as ferramentas. Elas estão interligadas na maioria das funções desempenhadas nas instituições. Vão desde a simples agenda eletrônica, responsável por gerir horários e reuniões, até um mainframe, um computador principal, com alta capacidade de processamento e disponibilidade de sistema.

Uma pessoa acessando diversas ferramentas de tecnologia da informação.

As ferramentas de Tecnologia da Informação existem em diversas formas.

Como elas contribuem para a melhoria de negócios?

Qualquer atividade pode ser facilitada pelo uso das ferramentas de Tecnologia da Informação. Na prática, isso significa que elas auxiliam no aumento da produtividade e podem ser usadas para melhorar a comunicação de times, na eficiência dos fluxos de trabalho, na redução de custos, no mapeamento de processos e até fornecer insights valiosos para tomadas de decisões.

Além disso, o benefício de adotar ferramentas eficientes não é apenas interno. A TI estratégica pode fornecer insumos para melhorar o relacionamento com clientes, tornar mais fácil a visibilidade de resultados e auxiliar na agregação de valor dos serviços prestados.

7 ferramentas de Tecnologia da informação

As ferramentas de tecnologia da informação são os produtos de hardware e software que permitem a criação, armazenamento, uso e troca de informações. As ferramentas de TI incluem computadores, bancos de dados, sistemas operacionais, aplicativos, redes de computadores e equipamentos de armazenamento.

Em um cenário de incertezas, negócios de diversos setores precisaram se reinventar para manter suas operações, e apostar no uso de ferramentas que auxiliassem sua consolidação no cenário digital foi a melhor saída para muitas empresas.  

A adoção de novas ferramentas de Tecnologia da Informação, como as tecnologias de computação em nuvem, com todas as suas flexibilidades e escalabilidades, foi uma das maiores medidas adotadas durante o período e a previsão é que continue crescendo, em ritmo moderado.

Banner com o texto: Quer saber quais são os tipos de armazenamento? Clique aqui!

Como já abordamos, cada vez mais as ferramentas evoluem e podem ser utilizadas em diversos processos. O setor de Software as a Service (SaaS) tem crescido muito nos últimos anos, especialmente depois que as mudanças causadas pela pandemia, em 2020, aceleraram a transformação digital.

Levantamento feito pelo instituto Gartner estima que os gastos de usuários finais com tecnologias de computação em nuvem para 2023 podem chegar a quase US$ 600 bilhões. O crescimento esperado para a área de software como serviço está em 16,8% para o mesmo período.

Com isso, as soluções “as a Service devem crescer ainda mais nos próximos anos, mas de forma comedida. As empresas continuarão a adotar a nuvem como estratégia para redução de custos e otimização de processos e novas ferramentas de Tecnologia da Informação deverão surgir, facilitando ainda mais esse processo.

O que muita gente acaba ignorando é que muitas dessas soluções são, por vezes, simples. Por isso, separamos uma série de ferramentas importantes que podem auxiliar na melhoria da prestação de serviços gerenciados de modo geral.  

1. Ferramentas de comunicação

A comunicação é uma das mais importantes habilidades, independentemente do setor. Na verdade, em qualquer esfera social ou profissional, não é mesmo? É uma prática importantíssima tanto internamente quanto externamente. Seja na hora de alinhar times, gerenciar projetos, dar e receber feedbacks ou negociar com clientes, acompanhar fluxos; tudo passa pela comunicação.

Um bom exemplo de ferramenta de comunicação interna é o Slack. Esse software permite reunir equipes inteiras, separá-las por departamentos, projetos e clientes. Tudo graças aos canais criados dentro do aplicativo.

Já para a comunicação externa, uma das ferramentas mais utilizadas no Brasil é o WhatsApp Business, que atende muito bem as necessidades de empresas de todos os portes. Para instituições maiores, permite ainda, a utilização de sua API (Interface de Programação de Aplicações) para automatizar atendimentos via chatbots.

Pessoa utilizando chamada de vídeo, uma das ferramentas de tecnologia da informação comunicacionais.

Ferramentas de comunicação auxiliam no alinhamento de times e no relacionamento com o cliente.

2. Ferramentas de gerenciamento de processos

O gerenciamento de processos é importante para qualquer negócio, pois ajuda a garantir que as tarefas sejam cumpridas dentro do prazo e do orçamento. Visualizar quais são os fluxos de trabalho e os processos desempenhados pela empresa permite identificar pontos de melhoria, excluir redundâncias e buscar a otimização de resultados em cada etapa.

Uma das ferramentas que pode ser utilizada para essa finalidade é a Heflo. Possui armazenamento dos diagramas direto na nuvem, facilitando o acesso e permitindo colaboração entre a equipe. Além disso, tem ferramentas de automação e monitoramento dos processos.

Outra ferramenta de Business Process Management (BPM) é a Bizagi Modeler, que possui plano pago com diversos recursos de automação e controle para grandes equipes, mas que no plano gratuito permite a criação de uma conta de usuário única capaz de fazer os fluxogramas.

3. Business Model Canvas (BMC)

Essa é uma ferramenta simples e poderosa que auxilia na modelagem de negócios de maneira bem visual. Dividido em nove quadrantes, o Canvas permite entender os pontos-chave que compõem um empreendimento. São eles:

  • Segmentos de clientes;
  • Proposta de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com clientes;
  • Fontes de receita;
  • Recursos-chave;
  • Atividades-chave;
  • Parcerias importantes;
  • Estrutura de custos.

Ao final dessa estrutura, será possível avaliar como o seu negócio atua: se atende os clientes da forma como foi idealizado, se é possível fazer novas parcerias, além de alinhar os melhores canais de comunicação e recursos. É uma ferramenta estratégica para revelar insights e ajudar a agregar valor aos serviços prestados ou produtos comercializados.

A imagem é um modelo em branco da ferramenta de modelagem de negócios, Canvas.

Diagrama da ferramenta Business Model Canvas.

4. Ferramentas de análise de dados

Já não é nenhum segredo que os dados são de extrema importância na tomada de decisões, na análise de estratégias e na implementação de novas abordagens, além de auxiliarem (e muito!) na criação de produtos e serviços mais relevantes para o mercado.

As ferramentas de análise de dados permitem acessar, organizar e averiguar grandes volumes de informações, de forma mais eficiente e ágil, além de ajudar a entender melhor o mercado e o comportamento do consumidor. Alguns dos principais recursos utilizados para analisar dados são o Tableau, o Power BI e o Google Analytics.

5. Enterprise Resource Planning (ERP)

O ERP, sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais, é uma das principais ferramentas de TI para empresas, pois integra todos os processos de negócio em um só sistema, facilitando o gerenciamento e a tomada de decisões. 

Com ele, é possível integrar diferentes áreas, como finanças, compras, estoque, recursos humanos, vendas, entre outras, de forma mais eficiente, além de reduzir custos e aumentar a produtividade. Algumas das principais ferramentas ERP são o SAP, o Oracle e o Microsoft Dynamics.

6. Customer Relationship Management (CRM)

Também conhecido como sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que deseja melhorar seus resultados comerciais. Ele possibilita o gerenciamento e a análise de todas as informações relacionadas ao cliente, desde o primeiro contato até a concretização da venda.

A foto mostra um homem ao fundo, e em destaque, uma arte representando um ecossistema de ferramentas de tecnologia da informação, com destaque para a de CRM.

A ferramenta de CRM é essencial para quem busca bons resultados comerciais.

Identificar oportunidades de negócio, aprimorar a gestão de campanhas de marketing, além de oferecer um melhor atendimento ao cliente; todas essas vantagens são alcançadas com o uso de um CRM. Algumas das principais ferramentas CRM são o Salesforce, o Zoho e o HubSpot.

7. Solução de backup em nuvem

O backup em nuvem ajuda a proteger os arquivos da organização contra ataques cibernéticos, como o ransomware e o phishing. Também resguarda os dados de qualquer desastre que possa acontecer, como panes, falhas ou exclusões acidentais.

Além disso, o cloud backup permite a conformidade das instituições com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Isso porque possui criptografia e armazena os dados em local seguro. O backup em nuvem é uma ótima ferramenta de Tecnologia da Informação para aumentar a cibersegurança de qualquer instituição.

ebook LGPD e Nuvem: implicações e formas de adaptação. Baixar gratuitamente

Outro grande diferencial é a redução de custos com equipamentos, uma vez que o usuário não precisará arcar com gastos de hardware caso haja escalonamento das atividades e dos dados. Na cloud, os valores são alinhados de acordo com o uso, dependendo do volume de transferência de informações, oferecendo maior praticidade e possibilidades de upsell.

 

A ArtBackup é uma plataforma de gerenciamento de backup em nuvem completa. Seu gerenciamento centralizado torna mais fácil a distribuição das rotinas de backup e restore de múltiplos clientes. Nós auxiliamos provedores de serviços gerenciados e MSPs a entregarem uma solução eficiente e prática para a proteção de dados

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as ferramentas de Tecnologia da Informação, que tal começar a adotá-las para aumentar os resultados do seu negócio? A ArtBackup ajuda prestadores de serviço e MSP a enriquecerem seu portfólio com uma solução de backup em nuvem completa. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Backup em nuvem com personalização, segurança e gerenciamento centralizado. Saiba mais!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
DATASAFER
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso