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Como fazer gestão de serviços para TI

Como fazer gestão de serviços para TI

A gestão de serviços para TI, ou GSTI, é uma estratégia que visa melhorar a qualidade dos entregáveis das empresas de tecnologia da informação. Com base nas necessidades de cada marca, esse processo auxilia a corporação a se manter competitiva, colaborando para a redução dos custos a médio e longo prazo.

É muito benéfico para o negócio ter estratégias que permitem a estruturação de uma gestão correta de assuntos corporativos. Além disso, ela permite identificar oportunidades de melhoria. Com isso, é possível reduzir custos e, consequentemente, aumentar a produtividade da equipe. Por isso, o gerenciamento de TI é bastante importante e necessário. 

Continue a leitura do post para saber mais sobre os processos de gestão e os benefícios do gerenciamento para os serviços de TI.

O que é gestão de serviços de TI?

O gerenciamento de serviços para TI é um conjunto de processos que vão desde o plano estratégico até a execução e monitoramento das ações. Em inglês, essa técnica é chamada de IT Service Management (ITSM).

De uma forma geral, o processo de gerenciamento analisa e estrutura os projetos e as formas de como as empresas de TI atuam no setor. Com essas ações e práticas recomendadas, é possível melhorar os resultados, garantindo a satisfação dos clientes e alavancando as vendas.

Homem e mulher fazendo planejamento

A governança de TI e a gestão de projetos estão interligados e fazem parte do ciclo de vida de uma empresa.

As equipes de TI, principalmente as que lidam com os processos internos, possuem uma visão bastante estratégica de toda a empresa. Por atuarem em diferentes setores como clientes e funcionários, são eles os responsáveis por perceberem as principais dores e, assim, idealizarem um planejamento estratégico corporativo para melhorar a eficiência de processos, pessoas e tecnologias.

Com isso, o departamento de TI a frente do gerenciamento de mudanças pode garantir o aumento da qualidade dos serviços prestados aos clientes, além de atender às necessidades do negócio e criar um bom relacionamento com os profissionais envolvidos.

Benefícios da gestão de serviços de TI

Como já deu para perceber, o plano estratégico de TI, focado na gestão dos serviços é uma estratégia muito importante dentro da empresa. No entanto, existem mais uma série de benefícios do gerenciamento. São elas:

  • Controle dos custos de TI;
  • Melhora na eficiência e competitividade;
  • Aumento da segurança de informação e conformidade;
  • Redução dos custos trabalhistas, já que é possível gerenciar os incidentes;
  • Aperfeiçoamento da equipe de profissionais especializados e com experiência;
  • Infraestrutura de tecnologia e estrutura corporativa mais resiliente e segura;
  • Implementação rápida de novas tecnologias, incluída na transformação digital.

Esses benefícios citados acima estão relacionados ao atendimento das demandas do mercado e garantia de qualidade dos serviços por parte da empresa e consultoria de TI. Com isso, há uma redução de custos, tornando a marca mais competitiva.

Equipe fazendo reunião

A gestão de processos em projetos de TI é uma estratégia importante para ter uma continuidade de negócios.

No entanto, os benefícios e a importância do gerenciamento vai muito além disso. Há outros setores de TI que também desfrutam do planejamento estratégico. Por isso, é importante analisar cada situação e investir em infraestrutura de TI que facilite a rotina dos profissionais e dos usuários.

Abordagens de gestão

O gerenciamento de ativos de TI é uma estratégia que precisa facilitar o trabalho e não o contrário. Dessa forma, para não transformá-la em um pesadelo, é importante contar com plataformas que otimizem as tarefas. 

Com ferramentas que podem auxiliar no processo de gestão, o trabalho de identificar pontos de melhoria interna, as dores dos clientes e o suporte a riscos desnecessários fica muito mais fácil.

Existem diferentes frameworks, ou seja, ferramentas que, quando aplicadas a funcionalidades, comandos e estruturas, garantem a qualidade no desenvolvimento de um projeto, que o gestor de TI pode utilizar no gerenciamento de serviços. 

Mulher mostrando gráficos no computador para dois homens

A cultura tecnológica proporcionou grandes avanços, um deles foi a produção de frameworks.

A escolha depende da sua estrutura, dos objetivos e da maturidade do suporte de TI. Confira as principais delas a seguir.

PMBOK

Sigla para Project Management Book of Knowledge, o PMBOK é uma metodologia  bastante eficaz e que pode servir para diferentes projetos e serviços de TI. Ela categoriza as estratégias em etapas de concepção, planejamento, execução, monitoramento e controle. 

ITIL

O ITIL ou Information Technology Infrastructure Library, é um framework que tem como objetivo dar destaque às diretrizes de um planejamento, reforçando o desenvolvimento, as etapas de processos e o monitoramento de serviços de TI.

COBIT

Control Objectives for Information and related Technology ou COBIT, é uma ferramenta de framework que integra várias práticas para a gestão e implementação dos serviços de TI. Essa plataforma tem como objetivo otimizar os recursos dos negócios facilitando o trabalho da equipe estratégica.

Como fazer a gestão de serviços de TI

As ferramentas de auxílio à gestão de serviços de TI são apenas uma etapa do processo. Além delas, existem alguns passos que podem garantir o sucesso desse gerenciamento dentro de uma empresa, sendo eles:

Analisar o escopo

Para começar o processo de gestão de TI, primeiramente é necessário analisar o escopo do projeto e quais os resultados espera-se alcançar. Com esse planejamento prévio é possível listar todos os setores que serão envolvidos e quais serão os reais benefícios do gerenciamento.

Definir um cronograma

Outro passo essencial para o gerenciamento é a gestão do tempo. Por isso, é importante ter um cronograma bem definido, determinando cada atividade e incluindo prazos prévios e aprovados.

Além disso, é essencial ter em mente a execução do cronograma e se preparar para cumprir cada data já estipulada, para que, assim, seja possível atingir o melhor resultado. 

Determinar as equipes envolvidas

O gerenciamento é uma estratégia que depende de pessoas, portanto, é imprescindível determinar os times envolvidos. É necessário ter um gerente de projetos responsável por toda a equipe, além de capacitar todos os colaboradores e mantê-los alinhados com as expectativas e cronogramas.  

Averiguar os riscos envolvidos

Assim como qualquer estratégia a ser aplicada, é necessário fazer uma avaliação dos riscos e benefícios. Dessa forma, com o mapeamento dos prós e contras, a empresa tem uma medida de prevenção e contenção em casos extremos.

Caso o projeto apresente falhas durante a execução, com os riscos já previamente analisados, a resolução dos problemas será muito mais rápida e com a minimização de possíveis consequências negativas. 

Integrar todo o time

Em um projeto de TI, é importante integrar todo o time. Com participação de diversos profissionais especializados, a gestão dos serviços tem uma grande chance de ser bem sucedida.

O gerenciamento dos serviços de TI é uma forma de melhorar os resultados da empresa e evitar perdas. Com diversos benefícios, essa estratégia pode garantir saúde financeira, aumentar o número de clientes e preservar o futuro do negócio.

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