• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

O que é IaaS, PaaS e SaaS? Entenda a diferença

 

ilustração mostrando o que é iaas paas e saas

A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, representa uma parcela importante dos recursos de tecnologia utilizados no dia a dia de organizações. Seja como servidor, para o armazenamento ou backup de dados, essa solução é fundamental em um contexto de transformação digital. 

Além de ter diferentes tipologias, o modo como a nuvem é disponibilizada como serviço é outro aspecto importante para a Tecnologia da Informação (TI). Por isso, preparamos um conteúdo sobre o que é IaaS, PaaS e SaaS que irá te ajudar a diferenciá-los. 

Continue a leitura e entenda a importância da computação em nuvem e seus modelos de serviço!

Desmistificando a nuvem

Cloud computing, ou computação em nuvem, é um conceito tecnológico que diz respeito à oferta de infraestrutura de TI sob demanda por meio da internet. 

Essa infraestrutura inclui servidores, armazenamento, redes, bancos de dados, software e outros recursos de computação, que são disponibilizados aos usuários em larga escala e sob demanda, reduzindo custos com obtenção e manutenção de equipamentos próprios. 

Alguns exemplos são os serviços em que os usuários não precisam instalar necessariamente aplicações para utilizá-las, podem armazenar arquivos em servidores remotos e disponibilizar aplicativos online.

ilustração com nuvem azul e servidores web

Uma das vantagens da nuvem é a possibilidade de utilizar recursos e serviços sob demanda.

As empresas que oferecem computação em nuvem normalmente se responsabilizam pelos recursos, como hardwares e softwares, oferecendo soluções mais baratas e, na maioria das vezes, com mais segurança e qualidade. 

Esse aspecto se diferencia dos servidores on-premise, que a própria organização tem responsabilidade de gerenciar. Além disso, a computação em nuvem oferece uma série de vantagens, como acessibilidade, escalabilidade, flexibilidade e maior previsibilidade sobre gastos operacionais, devido ao pagamento sob demanda. 

A nuvem pode ser empregada como servidor virtual, no armazenamento de informações, para o uso de aplicações ou seu desenvolvimento, entre outras funções. Normalmente, os serviços são pagos conforme a utilização. 

Entenda os tipos de nuvem

Existem três tipos de computação em nuvem, que se relacionam diretamente com sua estrutura. Confira quais são eles a seguir!

Nuvem pública

Neste tipo de nuvem, um provedor oferece serviços e recursos de computação por meio da internet pública. Os produtos ficam disponíveis para quem quiser contratá-los, e o fornecedor é responsável pela infraestrutura.

É o modelo de cloud computing que mais sofre com críticas em relação às questões de segurança. No entanto, se o gerenciamento for eficaz e o provedor utilizar metodologias adequadas de proteção, como a detecção de invasão, pode ser tão seguro como a nuvem privada.

A adoção desse tipo de infraestrutura pode trazer ganhos em eficiência e flexibilidade para a organização, já que uma das principais vantagens da nuvem pública é a escalabilidade. Algumas das nuvens públicas mais conhecidas no mercado incluem, Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud Platform.

Nuvem privada

Neste modelo de cloud computing, os serviços e a infraestrutura de computação são operados pela organização, com acesso restrito a usuários credenciados ou selecionados.

ilustração com nuvem disponibilizando arquivos online

A nuvem privada é um dos modelos de nuvem que podem ser utilizados por organizações.

Um aspecto positivo dessa nuvem é a possibilidade de personalização de funções de acordo com as necessidades da corporação, permitindo adaptação às demandas específicas de uso. Além disso, é possível ter mais controle sobre a segurança da estrutura, com o uso de firewalls, por exemplo.

 

No entanto, na maioria das vezes, a equipe interna de TI é responsável pelo gerenciamento dos recursos, despendendo de seu tempo. Outro fator que deve ser considerado é que manter hardwares de armazenamento in loco na organização pode gerar custos altos, caso a nuvem seja hospedada nesse tipo de servidor.

Essas soluções oferecem opções de infraestrutura de TI personalizáveis, com controle e segurança aprimorados, porém demandam uma equipe especializada e investimentos significativos em hardware e infraestrutura para a implementação.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida combina os dois tipos de cloud computing citados anteriormente. Neste modelo, uma infraestrutura única é construída tendo como base a nuvem pública e a privada, garantindo mais flexibilidade para a organização. 

Um bom diferencial é que essa abordagem torna possível a utilização de recursos em ambas as estruturas de acordo com a necessidade ou o nível de privacidade desejado. É uma opção que combina portabilidade de cargas de trabalho e controle de informações sigilosas.

O modelo combina as vantagens e os recursos da nuvem privada para armazenar dados sensíveis ou críticos, sem perder a escalabilidade, e a capacidade de processamento da nuvem pública para atender demandas temporárias.

É uma estratégia muito utilizada por empresas diversas para atender critérios de regulamentações, como a LGPD, de forma facilitada.

O que é IaaS, PaaS e SaaS? Conheça os modelos de serviço!

Além dos tipos de computação em nuvem, os serviços que a envolvem podem ser oferecidos de diferentes maneiras. Os três principais deles são IaaS, PaaS e SaaS. Veja abaixo como cada um deles funciona e para que servem!

IaaS

A sigla IaaS significa Infrastructure as a Service, ou infraestrutura como serviço, em português. É o modelo no qual é oferecida uma infraestrutura de TI escalonável e automatizada, cobrando de acordo com seu uso. 

ilustração com palavra infraestrutura como serviço e nuvem

A infraestrutura como serviço permite aos contratantes escalar suas operações, pagando conforme o uso do servidor.

Esse recurso pode ser utilizado para armazenamento ou hospedagem, por exemplo. É o serviço que dá mais autonomia para quem contrata, que poderá configurar processamento, armazenamento e servidores conforme a necessidade.

Um ponto importante é a necessidade de profissionais especializados para manejar a infraestrutura, devido ao nível de complexidade que algumas ações podem demandar. 

Quando utilizar?

O modelo se destaca pela escalabilidade e flexibilidade, já que normalmente é possível alterar a capacidade contratada ou pagar conforme a utilização. Por isso, é recomendado para empresas que não querem ou não têm como custear hardwares muito robustos.

Também é uma ótima opção para empresas que precisam de recursos temporários ou para projetos específicos, pois podem contratar apenas pelo período necessário e depois encerrar o serviço.

PaaS

E o que quer dizer PaaS? A sigla significa Plataform as a Service, plataforma como serviço, em português. Neste modelo, a contratação é do ambiente de desenvolvimento, no qual será implantada uma aplicação ou solução.  

A infraestrutura é gerenciada pelo provedor de cloud computing, e o contratante administra a aplicação que está disponibilizando em nuvem, podendo modificá-la e otimizá-la conforme a necessidade.

Quando utilizar?

Esse modelo pode ser utilizado para testar aplicações ou disponibilizá-las na nuvem. Também é viável para qualquer atividade que exija gerenciamento de dados em larga escala e automação. 

Inclusive, é uma boa opção para a hospedagem de sites, assim como para quem busca um ambiente de TI já estruturado, gerenciado e com ferramentas para desenvolvimento.

No geral, o modelo PaaS é ideal para aplicativos que exigem uma infraestrutura de suporte específica, como bancos de dados, caches ou filas de mensagens, ou que precisam ser escalados rapidamente para atender a picos de demanda.

SaaS

Por fim, a sigla SaaS quer dizer Software as a Service, conceito que pode ser traduzido em português por software como serviço. Este modelo diz respeito à forma de distribuição que permite o acesso de aplicativos pela internet, sem a necessidade de instalação e execução locais por parte do usuário.

Quem contrata o serviço de SaaS paga, ou não, caso seja gratuito, pela utilização do software por meio da internet. Já o contratado deve disponibilizar toda a estrutura necessária para o uso da aplicação, que pode ser voltada para a realização de tarefas diversas.

Quando utilizar?

O SaaS deve ser utilizado para oferecer aplicações em larga escala, para um grande número de usuários, e é uma tendência na comercialização de soluções de tecnologia. 

 

responsabilidades entre provedor e usuário de nuvem

Uma das principais diferenças entre IaaS, PaaS e SaaS é em relação à responsabilidade do usuário no gerenciamento.

Benefícios da cloud computing

A computação em nuvem é uma realidade e deve ser cada vez mais utilizada na disponibilização de serviços e para otimizar o trabalho de TI, principalmente em um contexto de transformação digital

Seus principais benefícios são a escalabilidade e a flexibilidade, que permitem que os recursos sejam utilizados sob demanda e ajustados sempre que necessário, contribuindo para o crescimento dos negócios e para evitar gastos dispensáveis.

A segurança também é um aspecto muito positivo da computação em nuvem. Os servidores dos data centers empenhados na cloud geralmente são robustos e contam com redundância para o caso de adversidades ou manutenções.

Embora a segurança em nuvem seja uma preocupação para muitas empresas, os provedores de serviços geralmente oferecem um nível de segurança maior do que muitas instituições podem implementar em seus próprios servidores. Com protocolos como:

  • Criptografia de dados;
  • Firewalls de última geração;
  • Controles de acesso a usuários;
  • Auditorias de segurança constantes.

A redução de custos é outra vantagem desse tipo de ambiente, já que em muitos casos é possível pagar somente pela utilização da capacidade e a nuvem permite dispensar os custos com hardwares in loco na corporação. 

O acesso remoto aos dados ou aplicações também é um ponto alto da cloud computing, já que permite que usuários com credenciais, por exemplo, acessem-os precisando somente de um dispositivo e de conexão à internet. 

Agora que você já sabe mais sobre o que é IaaS PaaS e SaaS, é importante lembrar que os modelos de serviço de computação em nuvem definem a forma como uma solução será desenvolvida ou disponibilizada. E além de saber qual deles funciona melhor para o negócio, é preciso garantir a proteção de seus dados e sistemas.

A ArtBackup é a solução ideal para isso. A plataforma de backup em nuvem, exclusiva para provedores de serviços de TI e MSPs, ajuda a incluir essa solução no portfólio e conta com gerenciamento centralizado, alto nível de segurança e personalização. Clique no banner abaixo e solicite um teste grátis! 

banner para ser parceiro artbackup

 

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso