• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Aprenda como restaurar arquivos e os benefícios dos métodos

mulher utilizando o celular

Fazer backups regularmente é extremamente importante para evitar que informações pessoais ou jurídicas sejam perdidas. No entanto, vale reforçar que, em alguns casos, a prática de restaurar arquivos deletados é possível.

Se você já vivenciou essa situação ou está passando por ela neste exato momento, chegou ao lugar certo. A Datasafer disponibilizou recentemente uma nova funcionalidade, a de Restauração WEB, que permite a recuperação de arquivos, mas sem a necessidade de instalação de softwares.

Continue a leitura para saber mais detalhes a respeito dessa nova ferramenta, mas também o que é restauração web, as vantagens de aderir a ela e muito mais!

Como restaurar arquivos apagados?

Conforme comentamos no começo deste texto, é possível, sim, restaurar um arquivo corrompido ou apagado. A forma de fazer isso vai depender, exclusivamente, do sistema operacional utilizado e das ações tomadas após a exclusão. 

No Windows, por exemplo, é possível abrir a lixeira e conferir se os arquivos excluídos estão lá. Se estiverem, você pode selecioná-los e restaurá-los. 

Outra opção é restaurar versões anteriores. Para isso, basta clicar com o botão direito no arquivo ou na pasta e selecionar “Restaurar versões anteriores” para verificar se há cópias anteriores disponíveis.

O processo é o mesmo no Linux, e semelhante no macOS. No entanto, a diferença é que o sistema operacional da Apple conta com a funcionalidade “Time Machine”. Se estiver configurada, basta navegar até a data em que os arquivos ainda estavam presentes e restaurá-los.

homem trabalhando em um desktop fazendo a restauração de arquivos

A restauração de arquivos pode ser feita de diferentes formas, tudo vai depender do sistema operacional utilizado.

Vale a pena instalar aplicativo para restaurar arquivos apagados?

Uma dúvida bem comum é se vale realmente a pena instalar um programa para ajudar na recuperação de arquivos, já que essa é uma possibilidade em grande parte dos sistemas operacionais. Porém, a prática pode apresentar alguns riscos se feita de qualquer forma. Saiba mais a seguir!

Se você instalar um software de recuperação de arquivos no mesmo disco rígido ou dispositivo de armazenamento onde os dados foram perdidos, há uma chance de que o processo de instalação e uso do software possam sobrescrever os dados que você está tentando recuperar.

Outro ponto é que nem todos os programas de recuperação são iguais em termos de eficácia e segurança. Alguns podem ser mais confiáveis do que outros. Por isso, é crucial escolher um de fonte confiável e revisar as avaliações de outros usuários antes de instalar.

Por falar em segurança, existem softwares maliciosos disfarçados de ferramentas de recuperação de dados. Por descuido, você pode estar instalando um malware no seu sistema e, consequentemente, causando danos adicionais.

Outro fator é que alguns aplicativos podem acessar e recuperar dados sensíveis. Certifique-se, portanto, de ler a política de privacidade do software e garantir que seus dados pessoais estejam protegidos.

É importante, ainda, garantir que o programa de recuperação que você está considerando é compatível com o seu sistema operacional. Usar uma ferramenta inadequada pode não apenas ser ineficaz, mas também causar problemas de estabilidade no sistema.

ebook LGPD e Nuvem: implicações e formas de adaptação. Baixar gratuitamente

Restaurar arquivos deletados sem instalar programa

Mas se você não deseja correr riscos e busca por opções mais práticas na hora de restaurar arquivos, saiba que é possível, sim, recuperar os documentos sem a necessidade de instalar um programa.

Recentemente, a Datasafer, empresa que tem como foco colaborar com o fortalecimento das tecnologias de segurança, armazenamento de dados e continuidade de negócios com soluções em nuvem, disponibilizou uma funcionalidade para recuperação de arquivos, mas como um grande diferencial: ela não exige instalação de software.

Por meio da plataforma Restauração WEB é possível selecionar o perfil do ponto de recuperação desejado. Prezando pela segurança total, deve-se confirmar a senha da conta e da chave de criptografia

Como autosserviço, o ambiente permite selecionar os arquivos desejados, filtrando por data e horário do backup. Depois desse processo, são gerados logs da operação, o download dos arquivos é feito e é criada uma URL que poderá ser enviada para o cliente.

Criptografada de ponta-a-ponta, toda a operação exige autenticação de usuários e controle de acesso da plataforma Cloud Backup

Vale salientar que o limite para a restauração é de até 10 GB de arquivos. Porém, caso necessite de um volume maior, é possível efetuar a restauração utilizando o agente de backup.

tela de restauração de arquivos

A recuperação de arquivos pode ser feita por meio de uma nova funcionalidade oferecida pela Datasafer.

Vantagens da Restauração Web

A restauração de arquivos é uma prática crucial em diversos contextos e setores, sendo importante em várias dimensões.

Ela é essencial, por exemplo, para evitar a perda de dados importantes. Isso é especialmente crítico em ambientes empresariais, onde tal acontecimento pode resultar em prejuízos financeiros significativos.

Há, ainda, aqueles arquivos que muitas vezes contêm informações cruciais para operações cotidianas. Se eles forem excluídos acidentalmente, a restauração pode ser a única maneira de recuperar esses dados.

Falhas em hardware, como discos rígidos danificados, ou de software, acontecem e também podem levar à perda de arquivos e, consequentemente, informações. Nesse sentido, a restauração de arquivos é vital para mitigar os impactos dessas falhas e garantir a continuidade das operações.

Os requisitos regulatórios que exigem a preservação e a restauração de dados por razões de segurança e conformidade também podem ser levados em consideração quando pensamos em motivos para investir em uma funcionalidade como essa. Assim, as organizações podem evitar possíveis penalidades.

Sem falar que, em um cenário onde um sistema é comprometido por malwares ou ransomwares, a restauração de arquivos torna-se parte crucial da resposta para recuperar dados e minimizar os danos.

E se você precisar acessar uma versão anterior do arquivo, a restauração permite voltar até ela, o que é útil para recuperar informações históricas ou corrigir alterações indesejadas.

Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre a Restauração Web.

 

A restauração Web é excelente para ajudar a diminuir o chamado RTO, o Recovery Time Objective, garantindo menor tempo de down-time de clientes e, assim, permitir a continuidade do negócio. Por isso, é  essencial ter um plano de recuperação de desastres que inclua a restauração eficiente de arquivos.

A verdade é que, seja em nível pessoal ou profissional, a restauração de arquivos é vital para manter a produtividade.

Gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre a funcionalidade Restauração Web oferecida pela Datasafer? Acesse o site clicando aqui, entre em contato com a equipe e encontre as melhores soluções em nuvem para você!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso