• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Problemas de segurança da informação comuns em PMEs

Homem em frente ao computador resolvendo problemas de segurança da informação

 

Nos últimos anos, empresas de todos os portes tiveram que se adaptar ao novo normal. Para isso, implementaram modelos de trabalho diferentes, conquistaram espaço no digital e adotaram tecnologias modernas, como a nuvem e as ferramentas SaaS.

Nesse cenário, pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam dificuldades para lidar com alguns problemas de segurança da informação. As mais comuns são a falta de pessoal qualificado, com domínio técnico sobre a utilização das novas ferramentas, e as limitações de orçamento, que dificultam a adoção de boas práticas de cibersegurança

Como os problemas de segurança da informação afetam PMEs?

Uma pesquisa global da Kaspersky, realizada com PMEs, revelou que as questões de cibersegurança ainda são muito sensíveis para essas organizações. Quando questionados sobre as consequências de um ataque cibernético, 39% dos respondentes afirmaram que tratariam a questão como uma crise para os negócios.

O relatório também revela que o segundo maior desafio para as PMEs é lidar com a recuperação de um incidente de segurança cibernética. Sendo que o primeiro lugar da lista fica reservado para uma queda brusca nas vendas.

As ameaças à segurança da informação são uma preocupação crescente para as PMEs. A falta de um departamento de TI dedicado, os recursos limitados e um conhecimento insuficiente sobre ameaças de segurança podem deixar as empresas vulneráveis a ataques.

ebook LGPD e Nuvem: implicações e formas de adaptação. Baixar gratuitamente

Além disso, as PMEs tendem a ter menos recursos para se recuperar de um ataque, já que não possuem a mesma flexibilidade financeira das grandes empresas. Outro dado relevante, levantado pelo relatório, indica que apenas 41% das PMEs possuem planos de gerenciamento de crises e recuperação de desastres.

Como ajudar as PMEs a enfrentar problemas de segurança da informação

Ainda segundo o relatório, 55% dos entrevistados acreditam que a melhor forma de se preparar para um ciberataque é ter planos de resposta para esses casos. O que demonstra que as empresas reconhecem a importância de ter parceiros confiáveis que auxiliem nessas questões.

Nesse contexto, como prestador de serviços gerenciados (MSP), você pode auxiliar a entregar soluções que se encaixem nas necessidades de pequenos e médios negócios fazendo com que eles se tornem mais preparados para lidar com  incidentes de segurança e ciberataques. Fornecendo, assim, um nível de proteção que eles não poderiam alcançar por conta própria.

Dois homens em reunião para resolver problemas de segurança da informação

Os MSPs possuem conhecimento técnico valioso para PMEs que têm recursos limitados.

Para isso, será necessário fornecer acesso a recursos especializados, como profissionais de segurança altamente qualificados que podem ajudar as empresas a monitorar e responder às ameaças em tempo real. Além de fornecer soluções de backup e disaster recovery para ajudar as empresas a se recuperarem de um ataque.

Mais importante ainda, os MSPs podem ajudar as PMEs a desenvolver um plano de segurança da informação eficaz. Isso pode incluir a sensibilização dos funcionários sobre boas práticas, bem como a implementação de controles de segurança apropriados para a infraestrutura enxuta dessas organizações.

Por fim, os MSPs podem fornecer um nível de proteção 24/7, o que pode ser vital para as empresas que enfrentam ameaças cibernéticas em constante evolução. Vamos entender como tudo isso pode ser feito de maneira prática!

Assessment

Uma das maiores dificuldades das PMEs é justamente a de entender o cenário de cibersegurança e as possíveis ameaças a que estão sujeitas, como ransomware, phishing e todo tipo de incidente. Além disso, nem sempre essas organizações têm um grande orçamento para investir em segurança digital.

Por isso, é importante que os MSPs ofereçam um serviço de avaliação para ajudar essas empresas a identificar quais são as áreas que mais precisam de proteção. Isso pode incluir uma análise do ambiente atual de TI, bem como um diagnóstico das ameaças mais comuns que a instituição enfrenta. Sendo um passo fundamental para iniciar a parceria.

Medidas de cibersegurança

Após a avaliação, os MSPs podem ajudar as PMEs a implementar medidas de cibersegurança adequadas às suas necessidades. Essas providências podem incluir a criação de um plano de continuidade de negócios, a implantação de soluções de segurança da informação e o gerenciamento de backups.

Banner com o texto: Quer saber quais são os tipos de armazenamento? Clique aqui!

Conscientização e treinamentos

Para as PMEs, uma das principais vantagens de contratar um MSP é que ele pode fornecer treinamentos para a equipe, fazendo com que todos estejam conscientes dos riscos de cibersegurança e saibam como lidar com eles. 

Esses treinamentos são essenciais para garantir que os colaboradores estejam sempre atualizados sobre as últimas ameaças e que possam agir corretamente. São uma ótima estratégia para lidar com o elo mais fraco: a falha humana

Afinal, por maiores que sejam os esforços dos MSPs em aumentar a cibersegurança dessas instituições, é necessário torná-las aliadas no combate às ameaças.

 Backup em nuvem

Por fim, como MSP, você pode ajudar PMEs a implementar um backup em nuvem para que os dados da empresa estejam sempre seguros. Essa é uma ótima solução para as companhias protegerem suas informações contra vazamentos e corrupções, uma vez que garante a disponibilidade dos dados, mesmo em caso de falha no sistema local.

A Artbackup oferece uma plataforma de backup em nuvem com gerenciamento centralizado, storage on demand e suporte especializado. Tudo disponível em um portal personalizável, com acesso a contas de free trial e treinamentos gratuitos! 

Zelamos pela segurança, apoiando o crescimento de fornecedores de serviços de TI e MSPs de forma que possam entregar uma solução robusta para que PMEs consigam enfrentar problemas de segurança da informação com tranquilidade. Clique no banner abaixo e realize um teste gratuito!

banner para ser parceiro artbackup

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso