• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

A importância do backup na transformação digital das empresas

Na imagem, vemos parcialmente uma mão segurando um orbe representando a importância do backup em nuvem para a transformação digital.

 

Nos últimos anos, o rápido progresso da transformação digital das empresas acelerou a adoção de práticas que acompanhem os avanços tecnológicos no mundo da informática. Esse movimento permitiu uma maior iniciativa de inovação em organizações de todos os portes e setores.

Diante desse cenário, que tem ido na direção das tecnologias de desenvolvimento operacional em cloud, surgiram oportunidades que, antes, não eram possíveis de serem alcançadas. No entanto, esse crescimento exponencial do mundo digital também trouxe novas ameaças. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicando a importância do backup em nuvem nesse contexto. Continue a leitura e saiba como proteger dados essenciais. 

O que é transformação digital?

A transformação digital não é um processo novo. Ela vem revolucionando a forma como as empresas interagem com a tecnologia há muito tempo. No entanto, após o episódio pandêmico do coronavírus, que aumentou a necessidade de eficiência das empresas em processos remotos e em nuvem, ocorreu a aceleração da adoção de diversas estruturas que dessem suporte a novos modelos de trabalho e o funcionamento dos negócios.

Diante da necessidade de reclusão das pessoas para conter a disseminação do vírus, as lojas físicas perderam força na geração de receita e a grande aposta foi migrar para o digital e o trabalho remoto. Assim, de grandes corporações até pequenas empresas, todas precisaram se adaptar a uma realidade inédita.

Mais do que apenas a adoção de ferramentas, a transformação digital requer novos comportamentos, como uma relação diferente com os consumidores, além de mudanças na cultura e condutas dos negócios.

A imagem mostra uma mulher refletindo e uma montagem com vários motivos tecnológicos sobre sua cabeça, representando a importância do backup na transformação digital.

A transformação digital avança cada vez mais com o surgimento de novas ferramentas tecnológicas.

Algumas das maiores vantagens da transformação digital estão relacionadas à melhoria de processos, agilidade e ao aumento da produtividade. Na prática, isso se faz com a adoção de ferramentas que otimizem as rotinas de trabalho dos colaboradores.

O papel dos dados na transformação digital e a importância do backup em nuvem

Atualmente, os dados são um dos recursos mais valiosos para qualquer instituição. Eles são o combustível para vários processos de transformação digital. Com base nas informações geradas, é possível conduzir análises e metas para melhorias contínuas, 

Afinal, conhecimento é poder. Quanto mais informações temos a respeito de algo, maiores são as possibilidades de encontrar soluções. Sendo assim, é evidente que os dados são fundamentais para a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em análises e indicadores reais

Eles fornecem insights para ajudar os líderes a adotar medidas estratégicas sobre o que fazer e como fazer. Uma análise dos dados de um Help Desk, por exemplo, pode ajudar a entender quais são os chamados mais comuns e o tempo médio de atendimento. Assim, é possível fomentar ações, como antecipação de demandas e otimização da assistência.

Mulher interagindo com um holograma que representa dados.

A análise de dados permite gerar insights que podem auxiliar na melhoria de processos de qualquer setor.

Além disso, os dados facilitam a automação de atividades e aprimoram a eficiência operacional. O diagnóstico também pode ser usado para entender melhor o comportamento de clientes e desenvolver novos produtos e serviços.

Porém, para que ocorram as análises, é preciso armazenar essas informações com segurança, pois a segurança dos dados é fundamental para garantir que a empresa continue a obter resultados consistentes. É aqui que entra a importância do backup em nuvem

O Cloud Backup oferece aos usuários uma maneira fácil de garantir que os dados sejam armazenados de forma segura e recuperados rapidamente, caso seja necessário.

Novo ambiente e infraestrutura de TI

Se antes existiam grandes bibliotecas com fitas armazenadas e de propriedade de cada empresa, hoje, temos data lakes em nuvem. Em outras palavras, podemos dizer que, no passado, o que era registrado em dispositivos físicos, agora, pode ser armazenado na rede em data centers especializados.

A mudança para um ambiente completamente virtual se torna possível à medida que as tecnologias em nuvem são utilizadas. Trazendo diversos benefícios para os usuários, como veremos a seguir.

Agilidade

Como tudo é armazenado no ambiente virtual, o acesso das equipes às informações necessárias para o seu trabalho é rápido. Além disso, o backup em nuvem permite que as informações alteradas sejam compartilhadas entre usuários em diferentes dispositivos.

Quer saber quais são os tipos de backup?

Não só a cópia de segurança é feita de forma mais eficiente, mas também a própria recuperação dos dados. Já que com todas as informações dispostas em um mesmo ambiente, fica mais fácil encontrar e restaurar o que for necessário.

Compliance

Hoje, diversos países possuem regulamentações referentes à coleta, armazenamento e  tratamento dos dados. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está em vigor desde 2020 e define as responsabilidades dos negócios.

Estar em compliance significa respeitar os critérios estabelecidos por lei, como a necessidade de alocar e arquivar informações pessoais sensíveis sem que seja possível a identificação do usuário. Neste exemplo, a criptografia e o ambiente seguro do backup em nuvem são características que auxiliam no cumprimento da Lei.

Escalabilidade

Uma das maiores preocupações de empresas em relação à evolução de suas atividades, principalmente quando se pensa em TI, são os custos com a escalabilidade. Quanto mais informações são geradas, mais capacidade de armazenamento é necessária para acompanhar o crescimento do negócio.

A boa notícia é que o backup em nuvem para empresas permite a expansão do ambiente de forma fácil. Como o cliente paga pela volumetria utilizada, basta alterar a quantidade necessária de armazenamento e pronto. O mesmo é válido caso haja a redução de uso.

Isso faz com que a adaptabilidade do negócio não precise ser uma grande questão de infraestrutura e muito menos de aquisição de hardwares dispendiosos, auxiliando na escalabilidade das atividades de forma fluida e ágil.

Banner com o texto: Quer saber quais são os tipos de armazenamento? Clique aqui!

O backup em nuvem armazena os dados em um ambiente virtualizado. Com isso, todas as informações ficam sempre disponíveis e podem ser acessadas de qualquer lugar. Sem necessidade de deslocamento por conta de algum arquivo ou dispositivo específico.

Redundância

Em toda estratégia de backup, sabemos que apenas uma cópia é o mesmo que nenhuma, certo? Pois é a redundância o conceito sobre o armazenamento em diferentes locais. 

No caso da nuvem, é possível configurar a utilização de backups redundantes e duplicar dados críticos sem que sejam necessárias ações humanas, reduzindo o risco de perda. Também é permitido aplicar uma estratégia de multicloud, armazenando as mesmas informações em diferentes nuvens.

Segurança da informação

O backup em nuvem permite que medidas, como controle de usuários, chaves e criptografia, tanto no ambiente cloud como no transporte dos dados, sejam adotadas. Protegendo as informações desde o destino, até seu armazenamento e recuperação. 

Como vimos, tudo isso demonstra a importância do backup em nuvem enquanto ferramenta de proteção preventiva e estratégica para qualquer empresa. Sendo uma solução segura e de rápida recuperação.

Quer oferecer a melhor experiência de backup em nuvem para seus clientes? Saiba mais sobre a ArtBackup clicando no banner abaixo.

Backup em nuvem com personalização, segurança e gerenciamento centralizado. Saiba mais!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso