• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Espionagem industrial: como proteger sua empresa?

Holograma de um olho representando a espionagem industrial.

 

No dinâmico cenário empresarial, assegurar a integridade de seus dados e evitar vazamentos são tarefas vitais.. Infelizmente, a ameaça da espionagem industrial é uma realidade e pode trazer sérias consequências às organizações.

Mas não se preocupe, pois estamos aqui para orientá-lo sobre todos os aspectos: o que é, os diferentes tipos de práticas e, o mais importante, como proteger seu patrimônio intelectual e os dados sigilosos. Continue a leitura para saber mais!

O que é espionagem industrial e o que ela acarreta?

A espionagem industrial ocorre de várias formas, envolvendo a coleta ilegal de informações confidenciais por hackers a mando de terceiros ou concorrentes  mal-intencionados. Seu objetivo é sempre o mesmo: obter vantagens competitivas e roubar segredos corporativos do alvo.

O roubo de informações de empresas é um crime sério e pode causar impacto negativo imensurável dependendo de quais dados forem coletados. Isso inclui perdas financeiras, danos à reputação e desvantagens competitivas para as organizações afetadas.

Hacker praticando espionagem industrial

Hackers podem agir a mando de terceiros em um ataque de espionagem industrial.

Tipos de espionagem

Hoje em dia, há diferentes formas de espionagem cibernética, com métodos e objetivos próprios. Saber quais são as modalidades pode ajudar na hora de identificar pontos de melhoria e implementar medidas que reforcem a segurança.

Roubo físico

Neste tipo de abordagem, os invasores entram fisicamente nas instalações da empresa para roubar informações ou equipamentos. Eles podem se passar por funcionários, terceirizados ou visitantes externos para obter acesso ao que desejam. Para se proteger, é essencial ter controle adequado do acesso físico, além de monitorar rigorosamente a segurança e os procedimentos de verificação de identidade.

Os equipamentos de contingência e as mídias de backup devem ficar armazenados em outro local, distante e isolado suficientemente para que, em caso de invasão física, não sejam afetados com o armazenamento principal. 

Por exemplo, quando as informações são guardadas com Backup em Nuvem, os data centers certificados contam com vários perímetros de acesso físico, vigilância 24×7, com controles de segurança como a biometria para gerenciamento de acessos e ambiente monitorado por câmeras de segurança.

Engenharia social (como o phishing)

As táticas de engenharia social utilizam as ferramentas de personificação, ou seja, geralmente imitam uma pessoa, marca ou empresa, além da manipulação psicológica. Os criminosos combinam esses dois fatores para enganar pessoas e obter informações confidenciais sem que elas percebam. 

O phishing é muito utilizado em casos de espionagem industrial. Os criminosos enviam e-mails falsos ou mensagens de texto elaboradas para obter informações específicas, como dados pessoais da vítima e até credenciais de acesso.

Invasões por hackers

Muitos dos ataques cibernéticos permanecem ativos e indetectáveis se medidas de precaução adequadas não são tomadas, como pode acontecer em casos de ransomware. Os criminosos cibernéticos estão se tornando mais sofisticados em seus métodos, usando técnicas combinadas de intrusão e espionagem corporativa.

Sem precauções adequadas, esses ataques podem passar despercebidos por períodos prolongados, permitindo que os hackers infiltrem os sistemas, roubem dados sensíveis e causem estragos nas empresas.

Vetores de ataques de espionagem corporativa

Os ataques de espionagem corporativa são especializados em infiltração e burlar a detecção de ameaças.

Um exemplo de ataque particularmente perigoso são as chamadas “ameaças persistentes avançadas” (APTs, na sigla em inglês). Elas são projetadas para permanecerem ocultas dentro de uma rede, observando e coletando dados ao longo do tempo. Ao evitar a detecção, os hackers podem manter o acesso e vazar  informações valiosas ou até mesmo lançar novas investidas.

Cada vez mais, os invasores que usam APTs visam empresas de pequeno porte que compõem a rede de fornecedores das grandes organizações, já que podem ter acesso a elas. Os criminosos usam as entidades menores, que costumam ser mais vulneráveis, como hospedeiras de ataque para alcançar as instituições maiores.

Intercepção de comunicações

Neste tipo de espionagem, os criminosos interceptam e monitoram as comunicações entre empresas na busca por qualquer informação sensível. Isso pode ocorrer por meio de escutas telefônicas, uso de equipamentos de observação de rede como o Wireshark ou até mesmo através do acesso não autorizado.

Como exemplo deste tipo de ataque, temos o método Man-in-the-Middle, voltado à interceptação da comunicação entre dois hosts por um agente malicioso, que pode manipular o tráfego interceptado de diferentes maneiras.

Como se proteger da espionagem industrial?

Para impedir a espionagem industrial, é crucial adotar uma abordagem completa que inclua treinamento de equipe, medidas técnicas e soluções avançadas de segurança. Para ajudá-lo nessa tarefa, fornecemos dicas essenciais para fortalecer a segurança e proteger seus valiosos dados empresariais, confira!

Treinamento da equipe

Investir em treinamento de conscientização em segurança cibernética é uma das melhores maneiras de evitar ataques de espionagem industrial. É fundamental que todos os funcionários estejam cientes dos diferentes tipos de ameaças e sejam educados sobre as melhores práticas de segurança. 

Proteção de dados contra espionagem industrial.

A proteção de dados é responsabilidade compartilhada entre todas as pessoas da empresa.

Aqui estão alguns exemplos de medidas a serem abordadas durante o treinamento de conscientização em segurança cibernética:

  • Criação segura e gerenciamento de senhas;
  • Identificação de phishing;
  • Auditoria frequente dos sistemas contra invasões;
  • Proteção de informações confidenciais.

Além das medidas técnicas, é igualmente importante fortalecer a cultura de segurança cibernética dentro da organização. Isso envolve a promoção de uma mentalidade de segurança em todas as áreas da empresa e o incentivo à participação ativa de cada funcionário na proteção dos dados.

Ao implementar essas práticas e fornecer treinamento adequado, sua equipe estará mais preparada para reconhecer e se defender contra ameaças de espionagem industrial, reduzindo significativamente o risco para a empresa.

Antivírus e firewall

Quando se trata de proteger sua rede contra ameaças cibernéticas, usar um antivírus confiável e implementar um firewall robusto são medidas essenciais. Essas soluções trabalham juntas para oferecer uma camada adicional de segurança, detectando e bloqueando atividades maliciosas.

Armazenamento de dados na nuvem

Ao utilizar serviços de backup na nuvem, você pode evitar a perda de dados em caso de desastres físicos ou ataques de hackers. Mas as vantagens da nuvem não param por aí. Ela também oferece recursos avançados de segurança, como criptografia de dados, autenticação de dois fatores e protocolos de segurança rigorosos.

ebook LGPD e Nuvem: implicações e formas de adaptação. Baixar gratuitamente

Por exemplo, a criptografia de dados dificulta o acesso às informações na nuvem, tornando-as indecifráveis para invasores. Já a autenticação de dois fatores evita que pessoas não autorizadas acessem os dados confidenciais, ao exigir uma validação extra além da senha de acesso.

Lembre-se de que a segurança cibernética requer uma abordagem abrangente e contínua, pois as ameaças como a espionagem industrial estão sempre evoluindo.  Garantir a proteção de dados é essencial para o futuro de qualquer negócio. Clique no banner e experimente a ArtBackup: a melhor plataforma de backups gerenciáveis!

banner para ser parceiro artbackup

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso