• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Entenda o que é backup em nuvem e como ele funciona

 

nuvem de backup

O backup em nuvem é um serviço que realiza a cópia de segurança de dados ou aplicações, armazenando-os em servidores remotos. Essa solução é uma excelente opção nos quesitos segurança, escalabilidade e disponibilidade da informação. 

É uma ótima alternativa para empresas que buscam proteger seus dados e as informações de seus clientes, a partir da transformação digital

Continue a leitura para entender mais sobre o que é backup em nuvem e saiba como esse serviço é fundamental para corporações!  

O que é backup em nuvem?

O backup em nuvem, também conhecido como cloud backup, consiste em uma cópia de segurança de dados digitais, armazenada em um servidor em nuvem. 

A solução ajuda a manter informações protegidas mesmo em caso de desastres naturais, exclusões de arquivos ou falhas, e garante ainda mais escalabilidade e flexibilidade no manejo dos dados.

ilustração mostrando pessoas realizando backup em nuvem

O cloud backup realiza uma cópia de dados e armazena-a em servidores de computação em nuvem.

Esse tipo de serviço é fundamental para empresas de todos os portes, já que é imprescindível manter a segurança e a integridade das informações, principalmente no contexto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Outro destaque do cloud backup é a possibilidade de criação de rotinas automáticas para as cópias de segurança, facilitando o processo no dia a dia. 

Como funciona?

No backup em nuvem, a cópia dos dados pode ser armazenada em nuvens privadas, administradas pela própria empresa; em nuvens públicas, de provedores remotos; ou em nuvens híbridas, que mesclam os modelos de nuvem privada e pública. 

O mais comum, no entanto, é o uso de nuvens públicas para a realização do cloud backup, já que na maioria das vezes o nível de segurança é maior, por conta das tecnologias de segurança e da localização e certificação dos data centers. Além disso, há a facilidade de gerenciar o storage sem precisar adquirir novos hardwares.

Para realizar o backup em nuvem, é preciso um software de backup. Esse tipo de aplicação é responsável por enviar os dados para a nuvem, conforme as configurações. É possível, por exemplo, definir rotinas de backups incrementais (somente com arquivos alterados), após a realização do backup completo.

pessoa clicando em tablet para realizar backup em nuvem

O backup em nuvem para empresas é uma solução para deixar o manejo de dados mais escalável e prático.

O software também efetua a compressão dos dados, para ocuparem menos volume, e sua criptografia, para que apenas usuários que tenham a chave possam acessar os arquivos e seus conteúdos. 

Por que utilizá-lo?

O backup em nuvem permite criar cópias de segurança de bancos de dados, sistemas e máquinas virtuais. Entre as vantagens de utilizá-lo, pode-se destacar a possibilidade de automação

Essa ação consiste na configuração do backup para que ocorra de forma desejada, quando programado. Assim, é possível estabelecer qual o intervalo de tempo entre as cópias devem ocorrer, além de automatizá-las para acontecerem no período em que a banda é menos utilizada, por exemplo. 

A retenção dos dados também é outro fator que justifica a escolha pelo cloud backup. Essa característica da solução consiste na possibilidade de restauração da versão de um arquivo de um momento específico, que pode ser de horas, dias, meses ou anos atrás. 

Ela é muito útil para quando um arquivo é excluído, alterado ou corrompido. Normalmente, o período pelo qual a retenção dessas versões ocorre pode ser definido nos softwares de backup.

Um terceiro aspecto que vale a pena mencionar a respeito do backup em nuvem é a disponibilidade das informações. Ao utilizar o cloud backup, é possível que usuários que não estejam na empresa, por exemplo, tenham acesso aos dados, caso possuam as senhas de segurança. Isso porque, na maioria das vezes, só é preciso de acesso à internet para acessar à nuvem.

Sob o panorama da LGPD, esse também é um ponto importante, já que os dados precisam estar disponíveis para quando houver solicitações dos titulares. Ao não depender somente de hardwares e de servidores internos, fica mais fácil garantir a conformidade com os parâmetros da legislação. 

teclado com tecla para cloud backup

O serviço de backup em nuvem ajuda as corporações a garantir a disponibilidade dos dados.

Benefícios do backup em nuvem

O cloud backup traz uma série de benefícios para as empresas. O alto nível de segurança é um deles. Ao manter os dados em boas nuvens, é garantida a preservação das informações mesmo no caso de manutenções ou em situações críticas. 

Isso porque, em clouds de qualidade, os dados são armazenados em data centers com certificação Tier III, seguindo os parâmetros da norma ISO 27.001, que operam com máxima redundância e atendem a critérios de auditoria. Esses quesitos também são fundamentais para cumprir o nível de proteção de dados descrito na LGPD.

A segurança também é um ponto fundamental devido ao aumento no número de invasões e ataques que objetivam o roubo ou sequestro de dados. Em ranking divulgado pela Apura Cybersecurity Intelligence, o Brasil figura como 7° país que mais sofreu ataques ransomware no primeiro semestre de 2021.  

Outro aspecto interessante é a possibilidade de redução de custos. Soluções de backup em nuvem geralmente contam com ambientes que atendem às exigências de segurança, por um preço muito inferior ao de se manter servidores de hardware realmente seguros nas corporações.

Nesse sentido, também vale destacar a característica do cloud backup de flexibilidade ao gerenciar o volume contratado. Por causa dela, é mais fácil aumentar ou diminuir a quantidade de espaço, ao contrário de quando se tem servidores internos. Isso ajuda a escalar o gerenciamento de dados em conjunto com o crescimento da empresa. 

banner para post sobre tipos de backup

A eficiência dos backups e a possibilidade de administração remota também são pontos fortes desse tipo de solução. Em alguns casos, pode-se até receber notificações a respeito do gerenciamento das cópias agendadas. 

O backup em nuvem é um modo de garantir mais segurança no gerenciamento de dados, com menos custos e de forma descomplicada. Com o cloud backup, é possível deixar de depender somente dos hardwares, ampliando a proteção das informações no caso de imprevistos. 

Se você se interessou por esse tipo de solução, saiba que a plataforma ArtBackup permite realizar backup em nuvem em softwares personalizados, com gerenciamento centralizado, facilitando as rotinas e as revendas de provedores de serviços gerenciados (MSPs). 

A solução conta ainda com emissão de relatórios de forma descomplicada, suporte especializado, treinamentos gratuitos e flexibilidade para aumentar ou diminuir o volume contratado. Clique no banner abaixo e conheça a ArtBackup!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso