• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Deduplicação de dados: funcionamento e vantagens

Imagem mostra dois arquivos, exemplificando a deduplicação de dados.

 

A transformação digital possibilitou a adoção de novas tecnologias e processos que ajudam empresas a otimizar suas operações. O que também trouxe novos desafios, como o aumento crescente no volume de informações. Neste contexto, a deduplicação de dados é uma solução capaz de reduzir custos com armazenamento e aumentar a eficiência de rotinas de backup.

Neste conteúdo vamos mostrar como isso acontece. Continue a leitura para entender o funcionamento desse procedimento e quais as vantagens ele traz para empresas de todos os portes. 

O que é deduplicação de dados e como funciona?

A deduplicação de dados é um recurso utilizado para otimizar a capacidade de armazenamento. Ela ocorre por meio da identificação e eliminação de informações repetidas em um sistema, permitindo que apenas os dados inéditos sejam salvos e reduzindo, assim, o espaço ocupado.

Existem várias formas de executar esse procedimento, e quando consideramos o processo de backup, dois deles ganham destaque.

Deduplicação ao nível de objeto

Neste tipo de procedimento, as informações são divididas em objetos, que podem ser arquivos inteiros ou uma coleção de blocos de dados. Eles são identificados por um algoritmo, uma sequência numérica única.

Imagem mostra uma pessoa usando a deduplicação de dados enquanto metadados são analisados.

Na deduplicação de dados, os metadados são analisados, sendo objetos e blocos as unidades mais comuns.

A identificação de duplicidades é feita pela análise dos algoritmos de cada objeto. Assim, no momento de upload, são gerados metadados que se referem ao arquivo original, permitindo o acesso às informações de forma confiável.

Deduplicação ao nível de bloco

Neste método, os dados são divididos em blocos, pequenas unidades de armazenamento independentes, também identificados por algoritmos, o que permite a identificação de cada um e a eliminação de informações idênticas. 

Na prática, se um arquivo de 2 GB for atualizado em apenas um trecho, somente os blocos que contenham a informação da modificação serão alterados e enviados para o backup. O restante do arquivo será referenciado ao bloco já existente, economizando muito espaço de armazenamento.

Existe diferença entre deduplicação de dados e compressão?

A distinção entre os dois processos é simples: enquanto a deduplicação elimina redundâncias, a compressão apenas reduz o tamanho dos dados. A confusão pode existir, pois ambos são métodos de otimização de armazenamento e transmissão.

Por mais que a compressão de dados utilize algoritmos que alteram a representação das informações para ocupar o menor espaço possível, isso não significa que ela consiga analisar e excluir redundâncias.

Quer saber quais são os tipos de backup?

Por outro lado, a deduplicação identifica os dados duplicados e os substitui por referências que apontam para uma única cópia, reduzindo, assim, o espaço ocupado no armazenamento sem alterar necessariamente o tamanho dos arquivos. 

Enquanto a compressão pode ser aplicada a todos os tipos de dados, a deduplicação é mais eficaz em ambientes com muitas redundâncias, por exemplo, na aplicação de rotinas de backup incremental de bancos de dados ou arquivos de log.

Benefícios da deduplicação de dados para o backup em nuvem

Por meio da deduplicação de dados, instituições de todos os tamanhos têm uma ferramenta poderosa para reduzir custos com armazenamento e com rotinas de backup em nuvem.

Otimização de armazenamento

Por mais que ambientes virtualizados em nuvem tenham alta escalabilidade, é natural que as empresas busquem a melhor forma de armazenar suas informações. Com a eliminação de arquivos redundantes, é possível diminuir o volume de dados e permitir que as operações sejam efetuadas com redução de até 90%, dependendo da aplicação.

Redução do tempo de recuperação

Da mesma forma que o armazenamento é otimizado, o processo de deduplicação de dados permite analisar o que não é necessário no momento de restauração. Isso implica em uma performance mais ágil dos processos de recuperação, com impacto direto nos indicadores de desempenho, incluindo RTO e RPO, ligados à continuidade dos negócios.

Banner com o texto: Quer saber quais são os tipos de armazenamento? Clique aqui!

Menor uso de rede

A deduplicação de dados também recai sobre a economia do link de internet utilizado pelas instituições. Com um volume inferior de informações para transferência, menor é a largura de banda utilizada e, consequentemente, o tempo de transferência necessário entre a origem do backup e o servidor de nuvem.

Tudo isso é traduzido pela diminuição de falhas nas operações em decorrência de problemas que envolvem a taxa de transferência e o congestionamento da rede. 

Diminuição de custos

Se ainda não ficou evidente, vamos reforçar! Praticamente, todas as vantagens listadas anteriormente recaem sobre a diminuição de custos em diversas frentes. Com a deduplicação de dados, as instituições podem reduzir seus gastos operacionais em nuvem, como armazenamento, fluxo, backup e recuperação a curto e longo prazo.

É certo que as tarifas podem variar de acordo com o provedor escolhido, no entanto, minimizar o volume de dados utilizado é sempre uma boa opção para reduzir custos com a nuvem sem sacrificar a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações de qualquer instituição.

Desde sua mais recente versão, a ArtBackup conta com uma ferramenta de deduplicação de dados completa para todos os tipos de arquivo, bancos de dados, servidores e máquinas virtuais. Para saber mais sobre outras funcionalidades, clique no banner abaixo!

Backup em nuvem com personalização, segurança e gerenciamento centralizado. Saiba mais!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso