• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Segurança dos dados e as Pequenas Empresas

O que você precisa saber para evitar algumas armadilhas

Mesmo as pequenas empresas (PMEs) passam hoje pela transformação digital, tornando os negócios mais conectados com os seus clientes, os processos mais digitais e produtivos. Por outro lado, estas empresas tornam-se mais dependentes das informações geradas pelos seus sistemas e a sua responsabilidade pelo armazenamento de dados de clientes e fornecedores tornam-se ainda maiores.

Não somente para as grandes corporações, mas também para as PMEs, tornou-se muito acessível os sistemas de colaboração e compartilhamento de documentos, sistemas de CRMs e ERPs permitindo a gestão dos processos e dos clientes do seu negócio. Estes recursos trazem muitos ganhos para as empresas, mas se não forem implementadas as proteções necessárias acabam expondo a empresa aos ataques externos e vazamento de informações por funcionários mal-intencionados.

Uma vez que as PMEs tornaram os seus negócios mais digitais e on-line, em outra mão tornaram-se também mais atraentes e alvos para cibercriminosos, sedentos por violar e sequestrar as informações tanto da empresa como dos seus clientes.

De acordo com um estudo da Kaspersky Lab mencionado pelo Estadão [1], mais de 65% das empresas vítimas de cyber ataques são pequenas empresas.

Isso ocorre por maiores dificuldades de acesso à sistemas profissionais de backup e por não contar com fornecedores qualificados. Além de serem presas mais fáceis, as PMEs são mais dependentes das suas informações e em caso de sequestro de dados a chance do pagamento do resgate aumenta muito.

65% das empresas vítimas de cyber ataques são pequenas empresas.

 

Mantenha os dados na nuvem

O acesso às aplicações em nuvem tem se tornado essenciais para os negócios e fator crítico de sucesso para várias empresas. Os funcionários podem estar em trânsito, em home-office ou mesmo em visita à clientes com necessidade de acesso on-line para as suas informações e aplicações. Este acesso precisa ser seguro, confiável e com conexões de boa performance.

O problema, particularmente para as PMEs, é de adequar os seus sistemas frente ao crescimento do negócio e da adoção de novas aplicações, realizando continuamente a análise de gaps de segurança.

Nunca negligencie a rede

A segurança da sua rede é o componente principal do quebra-cabeça da segurança para pequenas empresas. Em geral, as PMEs não têm os recursos necessários e fornecedores qualificados para manter os sistemas de firewall, anti-vírus e de backup atualizados e gerenciados.

Para Dirk Morris, da CloudTech [2], possuir um sistema de Firewall para os roteadores é essencial para a segurança básica de PMEs, prevenindo contra acessos indevidos e protegendo contra malwares, garantindo assim a continuidade dos negócios e disponibilidade dos serviços.

Quanto mais as pequenas empresas crescem, observa-se com muita frequência que as necessidades de segurança ficam para trás e não acompanham as novas necessidades de proteção. Desta forma a empresa fica mais vulnerável e exposta à riscos, e também mais atraente para os atacantes pois estes percebem que o negócio prosperou e que tem mais condições de pagar para os cibercriminosos.

Simplificando as soluções

Muitas organizações buscam a garantia da segurança das suas instalações, independentemente de terem filiais, funcionários remotos ou lojas de varejo. Ter o fornecedor qualificado para soluções de segurança de rede é um fator extremamente importante. Existem várias topologias para evitar a replicação de soluções de segurança em cada site da empresa. Assim evita-se a sobrecarga de gerenciamento, a complexidade da solução e gastos desnecessários.

O backup em nuvem feito por um software profissional pode simplificar e agilizar operações complexas de segurança com custos flexíveis. Organizações menores geralmente sentem que precisam equilibrar a segurança com complexidade e custo.

No entanto, existem tecnologias, como firewalls de última geração e soluções de gerenciamento de ameaças unificadas, projetadas especificamente para organizações com menos recursos e experiência interna limitada. Soluções profissionais podem ser contratadas no modelo de serviço, como BaaS (Backup as a Service), trazendo os benefícios:

  • Redução da infraestrutura interna e manutenções, pois estão hospedados em nuvem e com gerenciamento remoto;
  • Redução de custos com aquisição de equipamentos e licenças;
  • A pequena empresa poderá focar no seu negócio, delegando a segurança para empresas especializadas;
  • Segurança de dados e garantia de disponibilidade. A PME poderá ter acesso à infraestrutura em nuvem de classe mundial, com baixo custo;
  • Acesso aos dados em qualquer hora e de qualquer lugar, de forma segura;
  • Atualizações constantes de segurança e gerenciamento 24 X 7.

As soluções em nuvem de Backup, por exemplo, podem fornecer o mesmo nível de segurança que soluções empresariais complexas, mas com custo e com requisitos de configuração e gerenciamento bastante simplificados.

Fontes:

[1] https://pme.estadao.com.br/noticias/pme,65-dos-ataques-de-hackers-miram-pequenas-] empresas-diz-estudo,70001746157,0.htm

[2] https://www.cloudcomputing-news.net/news/2018/sep/21/cloud-security-and-small-businesses-what-you-need-know-avoid-pitfalls/