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MRR: Entenda como medir o crescimento da sua empresa

 

Para a medição de resultados de BaaS (Backup as a Service) por Provedores de Serviços de TI e MSPs (Managed Service Providers) a métrica recomendada vem do mundo de SaaS (Software as a Service) e de empresas de assinaturas, com o cálculo do MRR.

MRR significa Monthly Recurring Revenue, ou seja, a receita recorrente mensal do seu negócio. É uma métrica utilizada para calcular a sua previsão de ganho mensal com vendas recorrentes.

O que é recorrência?

Toda prestação de serviço contínua é considerada recorrente e entra na chamada nova economia do acesso. O termo ficou bem popular nos últimos anos principalmente por serviços de assinatura como das gigantes Netflix e Spotify.

É importante destacar que esse tipo de negócio vai muito além do consumo de filmes, séries e músicas. Hoje, inúmeras empresas de diversos setores estão investindo nesse modelo de economia, adaptando seus serviços e produtos à modalidade de pagamento recorrente.

Qualquer faturamento que tenha a característica da repetição, seja no mundo digital ou no off-line, faz parte dessa economia. Sendo que as maneiras mais populares de contrato são por meio de mensalidades, planos e assinaturas de pacotes ou de volumes.

A economia da recorrência é baseada em alguns princípios que devem ser seguidos a fim de manter a sustentabilidade e o crescimento do modelo de negócio.

Vale destacar os principais benefícios:

  • Facilidade tanto na adesão quanto no cancelamento;
  • Sistema de preços baseado no consumo;
  • Comodidade para o cliente, com o objetivo de ter uma experiência relevante;
  • Foco no acesso aos serviços, sem a necessidade de ter a propriedade de produtos.

Vantagens da economia da recorrência para MSPs

O mercado de TI com a transformação digital proporciona para os clientes a adesão à vários serviços com modelos de assinaturas e de faturamento recorrente.

Até o início dessa década, as infraestruturas de TI das empresas eram complexas e com custo de operação elevado. A crescente demanda dos usuários nas organizações criavam um ciclo sem fim de expansão da infraestrutura de servidores para suportar novas aplicações, banco de dados e sistemas de missão crítica. E muitas vezes, por não apresentarem uma arquitetura elástica, era comum chegar à conclusão que o investimento havia sido subestimado e seria necessário novos upgrades para atender demandas não previstas.

Outra dificuldade com a evolução da infraestrutura local própria é a obsolescência da tecnologia e a necessidade de reinvestimento para atualização ou aquisição de novos dispositivos. Como resultado, o custo da operação e o TCO (Total Cost of Ownership ou, no português, Custo Total de Propriedade) ficam elevados, resultado dos investimentos para adquirir os equipamentos e dos gastos recorrentes para mantê-los em funcionamento.

O desafio para os gestores de TI das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) é ainda maior, com a dificuldade ou impedimento de realizar investimentos elevados na compra de servidores de rede, roteadores, switchs, firewall, robôs de fita de backup de primeira linha, por exemplo.

As soluções em nuvem possibilitam às PMEs terem acesso à serviços profissionais, permitindo que estas empresas tenham uma operação de TI estável e com facilidade de crescimento, através da assinatura de serviços em nuvem. A tecnologia e sistemas de segurança corporativos passaram a ser disponibilizados também para as PMEs, como exemplo, o serviço de Backup em Nuvem.

Os MSPs desempenham papel importante na oferta destes serviços, não apenas com a entrega de soluções profissionais, mas também com o gerenciamento das soluções de TI e da rede do cliente, através de contratos de serviços recorrentes de longo prazo.

Ainda do ponto de vista dos MSPs, outra vantagem de modelos de negócio recorrentes é que a fidelização dos clientes e a manutenção dos contratos dão menos trabalho do que atrair novos clientes.

Backup como serviço (BaaS)

O BaaS é uma abordagem de contratação de serviços profissionais fornecidos por Provedores ou MSPs com o objetivo de manter a proteção dos dados dos clientes, contra perdas indesejadas provocadas por ataques de hackers, ransomwares, falhas humanas, queimas de equipamentos e desastres no ambiente da empresa.

Os benefícios da contratação de serviços de BaaS são de permitir o backup em nuvem (off site, fora do ambiente da sua empresa), tendo acesso à serviços atualizados tecnologicamente, sem a necessidade de fazer aquisição de infraestrutura local.

Com o BaaS a precificação é simples,  composta pelo serviço de gerenciamento do MSP e pela volumetria ocupada pelas cópias de backup, gerando economia para os clientes.

Figura 1 – Backup como Serviço

Com a contratação de serviços de BaaS, as organizações diminuem a necessidade em sistemas legados on premise, que são mais dispendiosos e mais limitados para crescimento. Contando com serviços de MSPs, as organizações ganham em serviço de gerenciamento remoto com a geração de alarmes e relatórios com trilha de auditoria, além de suporte técnico quando precisarem de procedimentos de restauração de dados.

Ainda do ponto de vista das empresas que contratam BaaS, elas também têm a vantagem de prever com bastante acerto os faturamentos futuros, uma preocupação frequente das áreas financeiras para a formação do orçamento do ano. As áreas de TI também poderão focar em atividades mais estratégicas, contando com o serviço terceirizado de gerenciamento do backup com especialistas de MSPs.

Programas de Parceria para MSPs, como referência o da ArtBackup, disponibilizam plataforma completa e integrada de infraestrutura de nuvem privada e pública, portal WEB para gerenciamento, agentes de backup e serviços avançados de suporte técnico.

Utilizando MRR para medir o crescimento da sua MSP

Com a medição do MRR (Monthly Recurring Revenue ou, no português, Receita Recorrente Mensal), a MSP poderá buscar qual é a receita previsível para sustentar o negócio, fazendo a junção da sua área de atendimento e do seu controle financeiro. Saiba mais como utilizar o MRR como indicador no webinar “Processos de Gestão e Financeiro” .

Com um bom acompanhamento desse indicador, é possível ter maior clareza sobre quais setores precisam de mais atenção para melhorar seus resultados comerciais, por exemplo, investimento em Vendas e Marketing para conquistar novos clientes, ou no Suporte e Pós-vendas, como de Customer Success para reter os atuais clientes e apoiá-los na geração de expansão, como upsell de volumes.

Para o cálculo do MRR deverá ser considerada todas as operações comerciais recorrentes, tanto de entradas (novos clientes e upgrades) como de saídas (cancelamentos e downgrades):

Figura 2 – Tabela de MRR por trimestre

Para que o MSP atinja o seu Ponto de Equilíbrio ou para que alcance os resultados esperados em determinado período, pode ser realizado o desdobramento das metas em volume de vendas mensal.

Por exemplo, se a meta for um acréscimo de receita mensal de R$ 6.000,00 no ano, a área Comercial terá a missão de realizar vendas de R$ 500,00 por mês.

Ao final de 12 meses, o faturamento terá acréscimo em R$ 39.000,00, conforme figura 3, modificada de David Skok, for ENTREPRENEURS [1]:

Figura 3 – MRR acumulado

Uma vez definida as metas e o orçamento da MSP, todos irão trabalhar para atender o resultado. Na figura 4, com o novo MRR definido, observa-se a aquisição de novos clientes:

Figura 4 – Novo MRR

Ofertar Backup como Serviço já é uma realidade e traz benefícios para clientes e MSPs.

Para que a sua MSP saiba se está indo bem na jornada de crescimento, o MRR é o indicador inicial para fazer a análise, assim como é praticado na Netflix e na Spotify. Por isso, reveja sempre suas estratégias de Vendas e de Satisfação dos Clientes, para ter crescimento de longo prazo sobre uma base crescente de novos clientes.


Referências:

[1] Skok, David. Métricas Saas 2.0 – Um guia para medir e melhorar o que realmente importa. Disponível em https://www.forentrepreneurs.com/pt-br/saas-metrics-2/