• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Conheça o conceito de segurança na nuvem

 

nuvem com cadeado de segurança

A segurança na nuvem, ou cloud security, pode ser definida como a proteção de dados, infraestruturas e aplicações disponíveis em sistemas de computação em nuvem. Tanto os provedores de serviços em nuvem quanto os usuários finais desempenham um papel crucial no desempenho dessa atividade. 

Afinal, as informações são o ativo mais valioso da maioria das empresas e é preciso mantê-las seguras e protegidas para evitar intercorrências. Medidas preventivas, aliadas à cooperação entre provedores e usuários, são elementos-chave para enfrentar os desafios relacionados à segurança na nuvem.

Neste conteúdo, abordaremos a importância e as premissas da segurança no ambiente em nuvem para as empresas, fornecendo insights valiosos para a proteção dos dados. Acompanhe a leitura e descubra como preservar seus ativos digitais nesse ambiente dinâmico e em constante evolução.

O conceito de segurança na nuvem

A segurança na nuvem é um conjunto de mecanismos e dispositivos de proteção, assim como as boas práticas de uso e manutenção. Além disso, existem normas específicas que regem a salvaguarda de arquivos, sistemas e infraestruturas alocados em clouds.

 

pessoa mexendo em computador com símbolo de nuvem com cadeado

A segurança na nuvem é uma responsabilidade do provedor e também dos usuários que a gerenciam e utilizam.

A ideia reúne as tecnologias de segurança implementadas pelos provedores da nuvem, seu bom gerenciamento e utilização. Isso contribui para minimizar instabilidades e ameaças, como vazamentos de informações, invasões e acessos indevidos, ou possibilitar a redução de impactos com a recuperação de arquivos e sistemas. 

Os mecanismos de segurança envolvidos no processo dependem do modelo escolhido, ou seja, se é nuvem híbrida, pública ou privada. No entanto, de modo geral, é preciso cuidar da confiabilidade das soluções utilizadas, da proteção dos dispositivos usados para acessar a nuvem e da equipe que realiza seu gerenciamento. 

A importância da segurança 

Como visto anteriormente, os dados são fundamentais para a continuidade dos negócios da maioria das empresas. Protegê-los ajuda a evitar perdas na reputação e até implicações jurídicas por conta de mau uso, roubos e vazamentos.

Trabalhar com medidas preventivas também é uma ótima maneira de garantir que a produtividade da empresa não seja afetada, já que minimiza o número de intercorrências. Além disso, os investimentos em recursos de proteção são muito mais vantajosos financeiramente do que arcar com os custos de problemas de segurança.

Outro aspecto importante é a otimização das prioridades das equipes de TI quando se conta com um provedor de nuvem confiável. Com a segurança da cloud garantida por parte do fornecedor, os profissionais da empresa podem trabalhar na proteção do gerenciamento, dos fluxos e da retenção de dados, além de realizar seu monitoramento.

desenho de nuvem com cadeado

A segurança da nuvem é um fator importante para a transformação digital das empresas.

Quais são as principais ameaças?

Na segurança da nuvem, é essencial estar ciente das principais ameaças que podem comprometer os dados e sistemas. Entre elas, destacam-se os ataques virtuais, como o DDoS (Distributed Denial of Service) ou Negação Distribuída de Serviço, que têm como objetivo tornar os sistemas indisponíveis por meio de ataques coordenados aos servidores.

Já os do tipo phishing buscam enganar os usuários para o roubo de dados e são mais comuns nos e-mails. Contar com uma equipe pronta para inibir esses ataques ou preveni-los é fundamental e trabalhar na educação de colaboradores no uso de ferramentas digitais, para evitar esses problemas, também.  

 

Erros humanos são outra ameaça à segurança na nuvem. Falhas na configuração podem deixar os dados vulneráveis de forma que fiquem expostos ou acessíveis para usuários que não deveriam. A automatização e as tecnologias de proteção são boas aliadas para mitigar esses problemas. 

Os erros no gerenciamento de identidade e acesso também são uma ameaça à proteção da cloud. Isso porque o controle dos usuários que podem acessar sistemas e dados precisa ser rígido, com contas segmentadas e baseadas em privilégios, de acordo com as necessidades dos indivíduos.

triângulo com ponto de exclamação vermelho

A prevenção de ameaças ajuda a diminuir os problemas com a segurança de dados na nuvem.

O que difere a segurança na nuvem?

A principal diferença da nuvem para ambientes tradicionais de TI é que não há um perímetro estabelecido. A abordagem dos profissionais, então, não pode ser a mesma e a segurança deve ser pensada a partir dessa particularidade de grande número de conexões.

A escalabilidade é outro fator que diferencia a nuvem e precisa ser um norte ao se pensar em sua proteção. A cloud possibilita o armazenamento e a administração de grandes volumes de dados de forma dinâmica, e os controles e as tecnologias de segurança devem ser adaptados de acordo com as mudanças realizadas.  

A interface com outros sistemas também é um diferencial da nuvem, que deve ser levado em consideração ao criar estratégias de segurança. Os softwares que estiverem vinculados à cloud precisam contar com camadas de proteção que os deixem mais seguros durante sua utilização. 

Premissas de segurança corporativa

Manter a segurança da nuvem é imprescindível para a continuidade dos negócios e, por conta disso, deve ser prioridade das empresas. Implementar procedimentos e realizar ações que ajudem a aumentar o nível de proteção da cloud são uma boa forma de prevenir os problemas. Por isso, veja abaixo algumas possibilidades nesse sentido!

Escolha um bom provedor

Ao contratar um provedor de nuvem, é preciso saber qual o nível de segurança oferecido para os serviços cloud. Para isso, faça perguntas sobre programas de segurança da informação, qual o tipo de suporte disponibilizado, se os servidores possuem certificados, além de quais são procedimentos e dispositivos empenhados para proteger a nuvem.

pessoa segurando nuvem de transferência de dados

Um bom provedor de nuvem conta com certificações, suporte e programas de segurança de dados.

Tenha senhas fortes

As senhas dos sistemas ou aplicativos precisam ser fortes para minimizar as chances de invasões e acessos indevidos. Quanto mais aleatória, melhor a combinação e maior proteção para seus dados.


É importante utilizar senhas com comprimento adequado, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite informações pessoais óbvias ou sequências previsíveis. Além disso, é recomendável alterar as senhas regularmente e evitar reutilizá-las em diferentes serviços.

Utilize a criptografia

A criptografia de dados desempenha papel fundamental na segurança das informações na nuvem. Ao criptografar seus dados, eles são convertidos em um formato ilegível, tornando-se inacessíveis a pessoas não autorizadas.

Cuide da configuração

A configuração adequada da nuvem desempenha papel crucial na garantia da segurança dos seus dados e sistemas. Ações mal executadas ou configurações padrão negligenciadas podem deixar o ambiente vulnerável a ameaças.

É fundamental realizar ajustes personalizados nas configurações, de acordo com as necessidades específicas da sua empresa. Modificar a configuração padrão é uma prática recomendada, pois isso reduz as possibilidades de falhas de segurança decorrentes de configurações genéricas e amplamente conhecidas.

Banner sobre o texto de 7 ferramentas de TI para conhecer.

Implemente a governança

Uma política de governança no gerenciamento de dados busca inibir, identificar e resolver os problemas advindos de ameaças ou das próprias atividades de tratamento. 

A governança de dados busca estabelecer diretrizes, processos e controles que visam inibir a ocorrência de incidentes de segurança, identificar possíveis vulnerabilidades e resolver problemas de forma ágil e eficaz. Ao adotar uma abordagem estruturada, é possível criar uma cultura de segurança e compliance em relação aos dados armazenados na nuvem.

Uma das maiores vantagens nessa implementação é a possibilidade de realizar um monitoramento estratégico. O que permite identificar rapidamente qualquer atividade suspeita ou irregularidades nos acessos, auxiliando na manutenção de dados

pessoa escrevendo em mural com dados

A criação de uma política de governança é importante para a prevenção de problemas de segurança e para estabelecer procedimentos.

Realize backups dos arquivos 

Criar cópias de segurança de sistemas e arquivos é uma ótima maneira de tornar a nuvem mais segura. Assim, caso ocorra algum tipo de imprevisto, a disponibilidade e a integridade dos dados não são afetadas. 

A segurança na nuvem é um conceito que mostra como o caminho para a proteção depende tanto do provedor como dos usuários que utilizam e gerenciam a cloud. Conhecer suas bases e saber quais são as ameaças que precisam ser prevenidas são o primeiro passo para colocar a proteção em prática.

ebook LGPD e Nuvem: implicações e formas de adaptação. Baixar gratuitamente

Além de realizar cópias de segurança regulares dos arquivos, é fundamental considerar a utilização de uma solução de backup em nuvem que ofereça recursos avançados, como a deduplicação e compressão de dados. Essas tecnologias permitem reduzir o tamanho dos arquivos, economizando espaço de armazenamento e otimizando o processo de transferência de dados para a nuvem.

A ArtBackup é uma plataforma de backup em nuvem exclusiva para provedores de serviços de TI e MSPs (Managed Service Providers), que ajuda a manter as cópias de segurança em dia. 

A solução opera com gerenciamento centralizado, suporte e máxima proteção. Para conhecer outros benefícios, clique no banner abaixo!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso