• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150
  • (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150
  • Home
  • Data Center
  • Preços
  • FAQ
  • Docs
  • Cursos
  • Blog
  • Contato
  • Teste grátis
    Login

O que é governança de TI? Conheça o conceito e como aplicar

 

gestor operando governança de ti em computador

O processo de transformação digital das empresas é a prova de como a tecnologia é essencial para melhorar desempenhos e aprimorar processos. Para isso, não há como manter um setor de Tecnologia da Informação (TI) atuando de forma obsoleta e reativa. 

Nesse sentido, surge um conceito que se propõe a definir padrões de processos em função das estratégias do negócio: a governança de TI. Ligada à governança corporativa, ela tem como finalidade otimizar e controlar tudo o que está ligado à tecnologia nas empresas.

Para explicar o que é governança de TI, quais seus benefícios e como é possível implementá-la, produzimos este conteúdo. Continue lendo e entenda!

Governança de TI: definição

A governança de TI é um conjunto de práticas e diretrizes que busca organizar o funcionamento do ambiente de TI das corporações. A ideia é conseguir monitorar e controlar tudo que esteja relacionado a esse setor e à própria tecnologia dentro das instituições.

Para isso, são utilizadas métricas e estabelecidos modelos ideais de funcionamento, que servem como referência para compreender se os processos estão ocorrendo de acordo com o esperado.

tela com gráficos e pessoa digitando no computador

A governança de TI estabelece normas e padrões de referência para o funcionamento dos processos de TI ou que envolvam tecnologia.

Isso porque a governança de TI visa observar e perceber se as estratégias referentes ao setor e do negócio estão se cumprindo e alinhadas entre si. Caso não estejam, faz-se necessário traçar planos de ação e/ou inovação para garantir que as operações tenham o norte correto, além de consistência e qualidade. 

Esse conceito está integrado ainda à governança corporativa, que determina de modo amplo como deve ser o controle das corporações, por meio do estabelecimento de regras, regulamentos, políticas e costumes que orientam a gestão e a tomada de decisões.

Diferença entre governança de TI e gestão de TI

Por mais que possam aparentar ter algumas semelhanças, a governança e a gestão de TI são aspectos distintos. 

A primeira é responsável pela criação de diretrizes e padrões, além do monitoramento das atividades e processos de TI, para entender se eles estão correspondendo aos objetivos da empresa. 

A gestão de TI, por sua vez, é um conceito que abarca a administração das tarefas e atividades do setor no dia a dia. Ela está ligada ao monitoramento e controle das rotinas, a fim de verificar falhas e possíveis aprimoramentos. 

pessoa clicando em tela com dados

Os monitoramentos realizados pela gestão de TI têm como foco identificar falhas nas atividades de rotina de TI.

Principais diferenciais

A governança de TI proporciona vários benefícios quando implementada nas organizações. Confira abaixo alguns deles!

  • Direcionamento de ações: estabelecer políticas e diretrizes permite dar um norte às atividades de TI;
  • Melhor uso de recursos: em função do olhar mais estratégico, é possível otimizar o uso dos dispositivos, soluções e sistemas de tecnologia;
  • Aperfeiçoamento de processos: além dos recursos, o modo de executar as ações no dia a dia também passa por melhorias com a implementação da governança;
  • Alinhamento estratégico: a governança possibilita ajustar os processos e atividades de TI aos objetivos da instituição;
  • Integração de setores: ao se atentar às demandas de tecnologia dos demais departamentos da organização, a governança de TI garante mais aproximação e conformidade aos processos ligados a ela;
  • Aumento da segurança: há uma elevação nos níveis de proteção de dados da empresa ao operar com processos e ferramentas sólidas.

Por que implementar?

Com a difusão da transformação digital, que eleva o grau de importância da tecnologia dentro das instituições, o setor de TI passa a ocupar uma posição de maior relevância nas empresas. Além do aspecto de demanda por inovação, isso se explica pela necessidade de manter a continuidade dos negócios e a estabilidade das operações baseadas na tecnologia. 

Implantar a governança de TI ajuda, então, a fortalecer e dar suporte ao processo de transformação digital, já que orienta e monitora o uso dos recursos nas empresas, além de aperfeiçoar processos e assegurar seu funcionamento. 

Outro ponto que merece destaque é a vantagem competitiva. A otimização das operações que envolvem tecnologia, com uma maior adequação às necessidades da organização, e o foco em segurança da informação geram pontos para que a empresa saia na frente da concorrência.

A adequação às legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), também é um aspecto que pode ser trabalhado pela governança de TI e é fundamental para assegurar a conformidade legal da instituição, evitando multas e sanções. 

Além disso, a governança de TI proporciona ainda uma visão global a respeito dos processos e recursos de tecnologia presentes na corporação e contribui para a análise de riscos, já que com antecipação, é possível gerenciá-los e diminuí-los. 

Como implementar

Para tornar a governança de TI uma realidade na organização, é preciso realizar algumas etapas. A primeira delas é definir quem são as pessoas responsáveis, que iniciarão o projeto e irão colocá-lo em prática. 

Depois disso, chega o momento de realizar uma análise da situação atual da TI da empresa, com levantamentos de dados, mapeamento de processos e criação de inventários de recursos. Também é necessário examinar criticamente qual posição ela ocupa na corporação e como é vista pela diretoria e pelos demais setores. 

Com essas respostas em mãos, chega a hora de estruturá-la. Para isso, é possível contar com frameworks, modelos que podem servir como base e/ou inspiração. Os mais conhecidos são o ITIL, mantido pela Axelos, e o COBIT, desenvolvido pela Isaca. Eles podem ser utilizados de forma conjunta ou, então, isoladamente.

Compreender o que é governança de TI e como ela ajuda as empresas a entender se a tecnologia está sendo utilizada da forma esperada e de acordo com as estratégias do negócio é fundamental para iniciar seu processo de implementação. 

E para saber mais sobre o universo de TI e dos Managed Service Providers (provedores de serviços gerenciados, em português), preencha o formulário abaixo e assine a newsletter da ArtBackup!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Uma plataforma de backup em nuvem desenvolvida para provedores de serviços de TI e MSPs

NOSSOS TELEFONES

(19) 2042-2150 (11) 4210-8150 (21) 2042-8150 (48) 4042-8150 (81) 4042-8150

Whatsapp

(19) 99677-2007

E-mail

comercial@datasafer.com.br

FALE COM NOSSA EQUIPE DE ATENDIMENTO

ENTRAR

Tenha acesso a conteúdos exclusivos da Artbackup.
Esqueci minha senha

The content of your modal.

The content of your modal.

Este site usa cookies para fornecer a melhor experiência de navegação.

Saiba mais ou ajuste suas configurações.

ArtBackup
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.

DATASAFER
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso