• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Qual é a diferença entre nuvem híbrida, pública e privada?

Montagem de Nuvem híbrida conectando o mundo

No texto de hoje, vamos falar sobre as diferenças entre nuvem híbrida, pública e privada. Mostraremos as vantagens de cada tipo de arquitetura de cloud computing, além de ajudá-lo na escolha da melhor opção. Boa leitura!

O que é nuvem híbrida?

Nuvem híbrida é o nome dado à arquitetura de computação em nuvem que utiliza a combinação de pelo menos dois ambientes distintos, com a garantia de portabilidade e gerenciamento de informações.

A orquestração mais comum desse tipo de ambiente se dá pela utilização de uma solução de nuvem pública combinada com uma nuvem privada. Contudo, há outras possibilidades, como gerenciamento de dois ambientes privados, além do uso de servidor dedicado em conjunto com uma das arquiteturas.

Montagem: orquestração de nuvem híbrida

A orquestração mais comum de nuvem híbrida é formada combinando ambientes de nuvem pública e privada.

Os meios utilizados para configuração dependem da solução que fará mais sentido à organização. Ainda assim, é mais interessante entender o conceito não por sua arquitetura, e sim pela solução oferecida: a interconectividade de diferentes ambientes. Isso permite o compartilhamento de recursos de modo centralizado.

Vantagens da nuvem híbrida

Antes de apresentar as vantagens dessa arquitetura, faremos um exercício mental para fixar as questões de aplicabilidade desse modelo.

Lembre-se que uma empresa lida com diversos tipos de informações em sua carga de trabalho. Dentre elas, dados sensíveis que necessitam de mais controle por serem de impacto crítico na continuidade dos negócios, além das informações menos críticas, que não representam riscos tão significativos.

É nesse contexto que a governança de TI deve avaliar a estrutura híbrida: o armazenamento dos dados críticos pode ser feito em um ambiente de nuvem privada, enquanto as informações menos delicadas podem ser acomodadas em uma solução de nuvem pública

Dessa maneira, os dados ficam disponíveis para as operações, mas continuam seguros, de acordo com suas especificidades. Cumprindo, inclusive, os requisitos de armazenamento propostos pela LGPD.

ebook LGPD e Nuvem: implicações e formas de adaptação. Baixar gratuitamente

Esse é um dos motivos que leva o modelo de nuvem híbrida a ser implementado pela maioria das empresas. Uma pesquisa realizada pela Denodo revelou que em 2022, cerca de 37,5% dos entrevistados adotam esse modelo como principal estratégia em seu negócio

Confira outros benefícios e entenda melhor as principais vantagens:

Flexibilidade

O ajuste da infraestrutura permite o trabalho com diversos tipos de dados e em qualquer lugar. Desde 2020 houve um aumento do trabalho home office, e não foi por acaso que a nuvem híbrida despontou como modelo de maior adoção, já que permitiu às empresas a continuidade de suas atividades sem que isso afetasse significativamente a segurança dos dados.

Resiliência

A possibilidade de múltiplo armazenamento de informações permite às companhias garantir o funcionamento mesmo com falhas em algum componente do sistema, garantindo interoperabilidade em ambos os ambientes.

Redução de custos

Como as soluções em nuvem permitem a contratação de um volume específico, de acordo com as necessidades de uso, os custos são alocados ao estritamente necessário. Ainda, como existem vários provedores da solução, há a possibilidade de se escolher o mais vantajoso financeiramente à instituição.

Avaliação de custos de implementação de nuvem híbrida.

É necessário avaliar os custos de implementação e escolher a estratégia mais viável.

Escalabilidade

Em um modelo on-premise, a escalabilidade depende de investimentos e muitas vezes de outros fatores, como espaço para alocação do servidor. Isso não acontece com a solução em nuvem, uma vez que a escalabilidade pode ser feita através da contratação de mais recursos para acompanhar o crescimento da demanda.

Compliance

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) dispõe sobre o tratamento de dados e exige um bom controle sobre os mesmos. As soluções em nuvem garantem a criptografia, controle de acessos e mapeamento das informações. Questões pertinentes à Lei e que garantem conformidade com seu regulamento. 

Como você pôde perceber, existem vários motivos para a nuvem híbrida ser um dos modelos mais adotados, combinando as estruturas dos outros sistemas em uma única solução. Agora, vamos falar sobre as outras arquiteturas.

O que é nuvem pública?

É um modelo de computação em nuvem contratado a partir de terceiros, podendo incluir uma série de serviços, como IaaS, PaaS e SaaS, siglas em inglês para infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e software como serviço, respectivamente. 

Esses ambientes podem ser acessados via Internet pública e estão disponíveis no modelo de contratação por demanda. Os usuários que contratam essa aplicação dividem os mesmos servidores com os demais, tudo setorizado por meio da virtualização. Isso garante segurança e privacidade aos dados alocados e ainda permite facilidade de acesso independentemente do dispositivo.

Usuário tendo facilidade de acesso à nuvem pública.

A nuvem pública oferece praticidade e facilidade de acesso em vários dispositivos.

Dentre os principais provedores, estão Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud Platform. Há ainda outras opções para contratação e o ideal é utilizar a ferramenta correta para a necessidade de cada negócio. 

A depender da escolha do provedor, os serviços possuem nomenclaturas diferentes, por isso é importante uma avaliação criteriosa antes da contratação, porém, no geral, todos oferecem a mesma base de serviços. Confira algumas das vantagens abaixo.

Vantagens da nuvem pública

 

Por ser uma solução terceirizada, as nuvens públicas possuem atrativos que correspondem à especialização e garantia de serviço qualificado. Entenda mais os benefícios dessa estrutura:

Redução de custos em infraestrutura

Como as plataformas disponibilizam todo o ambiente, assim como são responsáveis pela manutenção e gerenciamento do sistema, as empresas que optam por essa arquitetura economizam em gastos com infraestrutura. 

Podendo alocar o orçamento para outras atividades e não se preocupar com questões de manutenção de equipamentos próprios.

Desenho sobre redução de custos em infraestrutura: engrenagem com símbolo monetário e setas para baixo.

A redução de custos em infraestrutura permite maior liberdade orçamentária.

Segurança

Ainda que muitos acreditem que a nuvem pública pode ter menor segurança, os provedores adotam uma série de procedimentos para garantir a proteção das informações armazenadas. 

Vale ressaltar que isso não isenta a responsabilidade da adoção de práticas de segurança por meio dos usuários e da equipe responsável pela implementação.

Acesso imediato às novas tecnologias

É comum que o acesso às novas tecnologias nas corporações demandem o estudo de caso, investimentos e a curva de aprendizado da equipe que gere o TI. Porém, pela contratação do serviço, quando algo novo é implementado, o contratante tem à sua disposição uma nova possibilidade sem que seja necessário alocar tantos recursos.

Flexibilidade e escalabilidade

Essa é uma das vantagens presentes em qualquer arquitetura de computação em nuvem e com a pública não é diferente. O volume da contratação é dependente da demanda, que pode ser ajustada de acordo com picos de serviço para melhor atender as empresas, como em casos de aumento de dados e necessidade de backups.

Quer saber quais são os tipos de backup?

O que é nuvem privada?

Essa arquitetura de cloud computing é muito semelhante à de nuvem pública, porém, toda a implementação e manutenção, assim como seus respectivos custos, são de responsabilidade da própria empresa.

O que, possivelmente, representa uma desvantagem quando estruturada apenas em servidores on-premise, uma vez que demanda recursos financeiros e gestão de TI dedicada — podendo sobrecarregar instituições com times reduzidos. 

Ainda assim, com preparo e maturidade, é uma opção viável para empresas que precisam de alta disponibilidade de informações e controle rígido. Isso porque a nuvem privada permite acesso restrito aos colaboradores mediante conexão própria, ou rede privada, e o acesso é controlado por meio de um firewall

Os colaboradores em home office, que geralmente utilizam redes domésticas, precisam utilizar uma VPN (rede privada virtual) para ter acesso à nuvem, por exemplo.

Pessoa utilizando computador com solução de nuvem privada para proteger informações importantes.

A nuvem privada é uma ótima solução para empresas que necessitam proteger informações importantes.

Vantagens da nuvem privada

Este modelo conta com os mesmos recursos que a arquitetura pública, porém, seus maiores benefícios se dão no operacional, e não no quesito financeiro. Confira suas vantagens e entenda:

Economia de espaço

Ainda que dê a entender que os equipamentos e gestão são de responsabilidade da empresa, isso não quer dizer que o servidor de hospedagem precisa se dar nos limites da instituição, ou seja, a nuvem privada não é sinônimo de on-premise!

Ela até pode ser estruturada em servidores locais, no entanto, é possível a contratação de nuvens privadas terceirizadas, que são, em geral, mais eficientes em termos de escalabilidade. Nossa próxima vantagem da lista.

Escalabilidade

Como já explicamos, a nuvem privada pode ser implementada por meio da contratação de um serviço terceirizado. O que permite a escalabilidade de operações e maior elasticidade diante do aumento de demanda de trabalho e profusão de dados.

Desenho sobre a alta escalabilidade da solução de nuvem híbrida.

A escalabilidade na nuvem é facilmente adaptada aos níveis de demanda do contratante.

Disponibilidade

Outra grande vantagem de qualquer modelo de cloud computing, a disponibilidade de arquivos, softwares e sistemas é garantida a qualquer colaborador que acessa a nuvem.

Compliance

Alguns setores são obrigados por lei a reterem alguns dados, como os sensíveis, com maior nível de segurança e controles rígidos. É aí que a nuvem privada sobressai em relação à nuvem pública, uma vez que possui um servidor não compartilhável com outras instituições. Conferindo adequação à LGPD, por exemplo.

Qual modelo escolher?

A resposta mais direta para essa questão é: depende! 

Como vimos, de maneira geral, os modelos de computação em nuvem têm grandes vantagens, muitas semelhantes, inclusive. O que vai determinar qual o melhor a ser adotado em uma instituição é o estudo de caso, a averiguação das necessidades específicas da corporação e os recursos disponíveis.

Assim como cada arquitetura possui suas características próprias, cada solução deve ser implementada de forma única. Por isso, não existe resposta pronta e é dever da equipe de TI encontrar a melhor solução. Confira algumas questões que precisam ser levantadas nesse diagnóstico:

  • Quais são os serviços oferecidos pelo provedor?
  • Qual é a tabela de preços?
  • Qual o nível de segurança disponibilizado pela nuvem?
  • Onde fica localizado o datacenter?
  • O que acontece em caso de perda de dados?
  • Quais serviços de atendimento ao consumidor são disponibilizados?
  • Quais são as possibilidades e custos de escalabilidade?
  • Qual o downtime — período de indisponibilidade — do serviço?
  • O serviço oferece opções de backup e restore?

Ao se basear nesses questionamentos, você pode nortear a tomada de decisão e a adoção do provedor de computação em nuvem que atenderá as necessidades da empresa da melhor maneira.

Pessoa utilizando computador com solução em nuvem híbrida.

A solução em nuvem precisa ser pensada considerando suas necessidades reais.

Encontrar os melhores parceiros para a implementação da computação em nuvem é importante para garantir a eficiência das operações.

A ArtBackup é uma plataforma white label que ajuda provedores de serviço de TI e MSPs a oferecer soluções de BaaS (Backup as a Service) para empresas dos mais diferentes segmentos e portes. Para mais dicas como essa, confira outros artigos do nosso blog e fique por dentro do universo de TI.

Banner final do texto Spear Phishing contendo: Quer saber quais são os tipos de armazenamento? Clique aqui.

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso