• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Managed Service Provider: por que optar por esse modelo?

Managed service provider

Às vezes é inviável, financeira e estruturalmente, que as empresas tenham ao seu dispor uma equipe de TI dedicada em tempo integral, disponível para todas as tarefas. Dessa forma, os serviços tecnológicos podem se tornar um verdadeiro desafio. É nesse cenário que os Managed Service Providers (MSPs) se tornam tão importantes. 

Esse tipo de serviço tem inúmeras vantagens, mas as principais delas são reduzir os custos nas empresas e a implementação de novas soluções para garantir um desempenho mais satisfatório na gestão de TI, resultando em maior confiabilidade, flexibilidade e escalabilidade.

Quer saber mais sobre o Managed Service Providers e conhecer outras vantagens em utilizá-lo? Então continue a leitura deste texto que explicamos como é possível migrar do modelo tradicional para essa modalidade que pensa a TI de forma estratégica!

O que é MSP?

Os MSPs conseguem lidar com inúmeras tarefas operacionais de uma empresa, já que são provedores de serviços gerenciados que monitoram, supervisionam e asseguram tecnologias terceirizadas de forma integral e remota a partir de um ponto central. 

Um exemplo do MSP em uma empresa de tecnologia é a gerência de rotinas de backup e atualização de softwares de outras companhias. Com esse serviço terceirizado é possível ver uma redução dos custos, além de garantir uma maior especialização em TI. 

Homem rodeado de computadores

Os MSPs são formas de serviços gerenciados de TI a distância.

Os MSPs são conhecidos por adotarem softwares que fazem o monitoramento e o gerenciamento de forma remota. Com isso, é possível a solução de problemas a distância e o atendimento a mais de um cliente simultaneamente. 

Benefícios de atuar nesse modelo de serviço

Trabalhar com o modelo de MSP é estar incluído em uma transformação digital que melhora os rendimentos, o aperfeiçoamento e a gestão da automatização de processos da empresa. 

Com a adoção do gerenciamento de TI é possível aperfeiçoar o desempenho da equipe de funcionários do MSP, reduzir custos com contratações e permitir um maior investimento em inovação. Além desses, existem outros benefícios para atuar nesse modelo de serviço. Confira abaixo.

Prevenção de riscos

O ponto-chave da atuação dos serviços gerenciados pelo MSP é a antecipação e a prevenção de riscos. Esse aspecto é uma das principais vantagens para as empresas contratantes, já que conseguem manter as operações de forma constante. 

Além disso, os MSPs contam com especialistas em segurança da informação que diminuem a quantidade de empenho de ações relativas a falhas e intercorrências. Sendo assim, antecipando os possíveis problemas, eles também evitam que você passe horas preciosas quebrando a cabeça tentando resolvê-los. 

Mulher com dor de cabeça

O MSP é um dos serviços de TI que preza pela prevenção de risco.

Essa ação promove uma maior clareza em relação ao que precisa ser feito estruturalmente para alavancar os MSPs, ou seja, a troca de maquinário, os softwares na nuvem e a verificação de vulnerabilidades.

Aumento da produtividade

Outro benefício do MSP é a otimização do tempo e, consequentemente, o aumento da produtividade. Com a automatização de alguns processos, a empresa consegue manter o foco em áreas mais necessitadas, desenvolvendo um negócio escalável e priorizando outros setores.

É graças aos serviços gerenciados, que você e todo seu time podem aprimorar outros departamentos. Assim, é possível investir em outras áreas, como de pesquisa, pessoas ou desenvolvimento de produtos — qualquer uma que se encaixe com o perfil dos seus consumidores. 

Maior rentabilidade

Com a prevenção de riscos e maior produtividade, o MSP também auxilia a alavancar a rentabilidade da empresa. Isso acontece porque as rotinas de antecipação de problemas, ajudam a evitar gastos extras e, ao manter a disponibilidade dos serviços, os custos operacionais acabam abaixando. 

Além disso, ao contratar um Managed Service Provider, as empresas têm a possibilidade de dividir os custos em forma de pagamentos mensais fixos, dando mais estabilidade e evitando rombos orçamentários inesperados.  

Dois homens na frente do computador com números e gráficos

O MSP é um gerenciamento de TI estratégico ótimo para as empresas gerarem mais lucros.

Com isso, a empresa consegue ter um maior controle do que acontece no fluxo de caixa e, com a maior rentabilidade, há a possibilidade de realizar um investimento em outra área que impulsione ainda mais a lucratividade. 

Flexibilidade

Por fim, outra vantagem bastante importante do MSP é a flexibilidade. Com esse processo, é possível que a empresa foque em projetos de longo prazo e, assim, verifique as mudanças graduais na infraestrutura da corporação. Isso é viável já que, com os Managed Service Provider há a possibilidade do controle sistêmico de todo o processo.

Sendo assim, tendo uma parceria com as companhias de serviços gerenciados, há a possibilidade de que a equipe consiga ter mais flexibilidade para atender os clientes, auxiliando-os em serviços e tomando as decisões de maneira correta e assertiva.

Atuar como MSP traz diversas vantagens. E, como já ressaltamos anteriormente, uma das ferramentas utilizadas pelos MSPs são as ferramentas de backup em nuvem.

Essa é uma ferramenta essencial para proteção de dados e a ArtBackup é referência em segurança, qualidade e eficiência. Clique no banner abaixo para saber mais sobre os nossos serviços e recursos!

Banner para ir para o site da Artbackup

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso