• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Cronograma de backup: saiba por que é crucial e como fazer

Cronograma de backup

 

Você sabe qual o papel do cronograma de backup? Ele precisa ser feito para garantir uma estratégia eficiente, além do mais, deve ser detalhado nas Políticas de Backup e ajuda na transparência dos processos com as rotinas de backup de cada empresa. 

Continue no texto e saiba qual a importância de um cronograma e as práticas recomendadas na hora de fazê-lo. Antes, entenda o que é um backup!

O que é backup?

O backup é uma cópia de segurança de dados importantes que é transferida de um dispositivo para outro. Essa cópia pode ser física ou digital e geralmente é armazenada em locais ou servidores externos, para que seja possível a recuperação em casos de exclusão ou falhas.

Existem três tipos básicos de realização de backups, cada um com pontos específicos, sendo eles:

  • Backup Completo: cópia total dos arquivos de dados
  • Backup Diferencial: cópia restrita às últimas modificações relativas ao backup completo;
  • Backup Incremental: cópia restrita às alterações relativas ao backup mais recente.

Quer saber quais são os tipos de backup?

Como você pôde perceber, existe uma espécie de dependência na ordem: o backup completo é executado e só então os outros dois tipos de backup são possíveis. Eles não são processos isolados, na realidade, são utilizados de forma conjunta dependendo de como é estabelecida a Política de Backup de uma empresa.

Aliás, esse documento é responsável por orientar todos os processos de gerenciamento e estratégias de dados de backup. Sendo essencial para assegurar o bom funcionamento das operações de um negócio. Afinal, é importante garantir a integridade dos dados.

A importância do cronograma de backup

Nesse sentido, o cronograma de backup é uma parte relevante do gerenciamento de dados, sendo de responsabilidade da Infraestrutura de TI. Ele é uma parte dos encargos da Governança de TI, que dita como são conduzidas as aplicações de recursos, auxiliando na tomada de decisões e garantindo a segurança das informações.

Sendo que o objetivo central de um cronograma de backup é estabelecer janelas de tempo para o suporte de sistemas, base de dados, arquivos de rede e outros sistemas e dados críticos.

Algumas das adversidades que um cronograma de backup soluciona são:

  • Disaster recovery, a recuperação de desastres. Recupera e reinicia dados, sistemas críticos, VMs (Virtual Machines), arquivos e bancos de dados;
  • O cronograma traz transparência à execução dos processos, nele também são definidos a disposição dos recursos, tais como o uso de rede e ferramentas necessárias;
  • Restauração de arquivos excluídos por erro humano. Acontece! Mas o cronograma garante segurança e funcionamento de arquivos e sistemas críticos;
  • Mantém a produtividade alta, já que organiza os processos de backup dos dados para não coincidirem com o cronograma de produção das empresas;
  • Promove a concordância às regulamentações de dados que algumas empresas devem seguir;
  • Facilita as Auditorias de Backup;
  • Firma um compromisso com os parâmetros RTO e RPO.
Dados protegidos em servidor

A integridade e segurança dos dados é primordial para garantir a continuidade dos negócios.

A solução de backup tem, essencialmente, a função de garantir a segurança dos dados armazenados e permitir que eles sejam recuperados de forma fácil em caso de dados corrompidos. Portanto, o cronograma garante que a execução desse processo seja otimizada, sem causar danos à produtividade das empresas.

Como elaborar um cronograma de backup?

Cada instituição e setor possui um plano de proteção de dados com requisitos diferentes, sendo assim, suas prioridades precisam ser estudadas na hora de criar um cronograma para que a melhor estratégia seja utilizada.

Empresas com alto fluxo de dados em suas atividades diárias precisam estabelecer um cronograma que seja funcional. Isto significa que é preciso fazer uma sondagem de recursos e encontrar a melhor abordagem. 

Também é preciso estabelecer quais serão os dados alvo de backup e a periodicidade desse processo.

Pode parecer simples, mas vários componentes precisam ser abordados pela Governança de TI, líderes das empresas e chefes de departamento. Discutir todos os pontos garante um processo transparente e auditável, com implementação eficiente e compreensível.

Para te ajudar, separamos alguns tópicos a serem considerados na implementação do cronograma de backup. Todos fazem parte das melhores práticas na implementação de uma estratégia de backup de excelência.

Especificar e priorizar

No momento de implementação da estratégia, é importante alinhar com os proprietários dos dados tudo o que deve ser feito backup, qual a ordem de prioridade e a frequência dos processos. Minimizando os riscos de perda de dados.

Definir a localização dos backups

Servidores locais ou externos? Backup de discos rígidos ou fitas? Ou então, que tal implementar uma solução de backup na nuvem? Tudo isso precisa ser respondido para avaliar as opções e encontrar a que faz mais sentido para a necessidade da empresa. Essas respostas também fazem parte das especificações da política de backup.

Setas indicando transferência de dados

O plano de backup é importante para a manutenção dos negócios.

Determinar os prazos de backup

Não existe um prazo correto, essa decisão tem que ser pensada com base nos requisitos de cada empresa. Por exemplo, alguns sistemas e banco de dados precisam de backup imediato quando sofrem alterações. Geralmente o plano de backup está ligado ao grau de importância que os dados têm para o negócio.

Atribuir a equipe responsável

Ter uma equipe dedicada para cumprir com todo o cronograma é essencial. Mas sabemos que, muitas vezes, as equipes de TI estão sobrecarregadas de demandas internas e a terceirização desse gerenciamento dos dados da empresa é necessária. É aí que entram as Managed Service Providers (MSPs), dando segurança e flexibilidade aos negócios.

A ArtBackup é uma plataforma que ajuda MSPs a ofertar backup em nuvem para seus clientes. Contamos com gerenciamento centralizado, storage on demand e suporte especializado. Zelamos sempre pela segurança, buscando dar apoio ao crescimento do fornecedor de TI.

Nossa solução ainda conta com treinamentos, contrato mensal e permite a personalização dos softwares de backup. Clique no banner abaixo e solicite seu teste gratuito!

Teste a ArtBackup por 30 dias. Solicitar gratuitamente!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

DATASAFER
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso