• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Conheça 6 certificações de TI que todo profissional precisa

 

ilustração de profissionais de ti com computador, livros e certificações de ti

Os conhecimentos e as habilidades em Tecnologia da Informação (TI) são muito importantes para a atuação profissional da área. E, além de desenvolvê-los, na maioria das vezes, é preciso comprová-los. Para isso, existem as certificações de TI

Essas legitimações, validadas por instituições, ajudam a incrementar o currículo dos profissionais do segmento e chegam a ser requisito básico para alguns cargos ou atividades. 

Há uma ampla gama de certificações e especializações, que serão úteis de acordo com o campo de trabalho desejado. Neste conteúdo, elencamos nove das principais, explicamos o que são e para que servem. Confira a seguir! 

Por que ter certificações de TI é importante?

Certificações de TI são importantes para o desenvolvimento profissional e oferecem novas oportunidades por vários motivos. Em primeiro lugar, elas atestam que a pessoa tem os conhecimentos necessários para executar as tarefas que lhe são atribuídas.

Pessoa com um holograma na mão, representando diversos conhecimentos obtidos em certificações de TI.

Obter certificações de TI abre espaço para novos rumos em sua carreira.

Além disso, as certificações podem ajudar o profissional de TI a se destacar diante de um mercado altamente competitivo. Podem, também, fornecer acesso a oportunidades de emprego, promoções e parcerias que de outra forma não estariam disponíveis.

9 certificações de TI para o seu desenvolvimento profissional!

Cada certificação possui  objetivos específicos, assim como exigências. Normalmente, elas são obtidas por meio de exames. Algumas com perguntas de múltipla escolha, outras com questões práticas em laboratório e, algumas, ainda, mesclam as duas formas de avaliação.

1. Certificação Itil v4

A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library (biblioteca de infraestrutura de TI, em português) e diz respeito a um guia de boas práticas. Criado pela agência de computação do governo britânico, essa certificação serve para atestar o conhecimento em estruturação de processos de TI. 

A última atualização desse conjunto de recomendações é o ITIL 4, de 2019. Ele descreve quais são os procedimentos mais adequados para garantir que a gestão de TI esteja ajustada aos objetivos do negócio e possa ajudar a conquistá-los. 

engenheiro de ti utilizando computador

As recomendações da ITIL contribuem para um alinhamento entre os serviços de TI e os propósitos do negócio.

As práticas descritas são genéricas e podem ser aplicadas em corporações de diferentes portes e segmentos. Além disso, há um foco em encontrar as causas reais de problemas e incidentes e estabelecer estratégias para evitá-los. 

A certificação Itil pode ser obtida em organizações licenciadas pela Axelos, que é a mantenedora, e conta atualmente com três níveis: 

  • Fundação (Foundation);
  • Gerenciamento Profissional (Managing Professional) ou Liderança Estratégia (Strategic Leader);
  • Master.

2. LPI

As certificações do Linux Professional Institute (LPI) contribuem para a determinação do padrão global e organização de carreira para os profissionais que trabalham com código aberto. 

Os certificados disponíveis são divididos nas categorias Essentials, Profissional Linux e Tecnologia aberta. Eles têm foco na configuração, operação, gestão e no desenvolvimento de tarefas no sistema Linux e nas inovações abertas. 

Além de contribuir para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades, a instituição busca ajudar os profissionais a demonstrá-los para as empresas ao contratá-los.

desenvolvedor trabalhando no linux

Desenvolvedores que trabalham com código aberto ou que operam o sistema Linux podem buscar certificações no LPI.

3. Microsoft Certifications

Os certificados ofertados pela Microsoft visam a validação de requisitos técnicos básicos, de especialização ou para desempenhar determinadas funções em TI. 

A própria empresa costuma contratar profissionais que possuam suas certificações, além de ter parcerias para ajudar na recolocação de quem as obtêm. 

Estão disponíveis legitimações para administração de soluções Microsoft e para áreas como IA, engenharia de dados e segurança da informação

4. Cobit

O acrônimo Cobit significa Control Objectives for Information and Related Technology (Objetivos de Controle para Informações e Tecnologias Relacionadas, em português) e é um modelo de estrutura de processos e guia de boas práticas de governança de TI.

Criado pela Isaca, o conjunto de recomendações busca gerar uma visão global às operações que envolvam a tecnologia nas empresas, proporcionando mais qualidade e segurança aos processos. Ainda conta com recursos, como sumário executivo, mapas de auditoria e técnicas de gerenciamento.

A certificação Cobit nada mais é do que a comprovação do conhecimento das recomendações do guia e como é possível aplicá-lo nos processos e na governança de TI das corporações.

homem monitorando ambiente de ti em tablet

O COBIT apresenta um modelo de estruturação de processos para melhorar as operações de TI das corporações.

Esse certificado é útil para profissionais que visam atuação direta em empresas e, também, para quem presta serviços gerenciados de TI para elas, como Managed Service Provider

São três níveis de certificação: Fundação (Foundation), Assessor e Implementação (Implementation). A obtenção pode ser realizada em organizações licenciadas pela Isaca.

5. CompTIA CySA+

A CompTIA CySA+ é uma certificação disponibilizada pela CompTIA, associação comercial norte-americana do setor de TI, e valida os conhecimentos em segurança da informação. 

Ela é baseada na análise comportamental do profissional na prevenção, detecção e no combate às ameaças cibernéticas

A ideia é validar se o analista é capaz de realizar o monitoramento contínuo de redes e atuar de maneira proativa frente aos riscos. 

O certificado pode ser obtido diretamente no site da CompTIA.

profissional de ti realizando monitoramento de ambiente

A CompTIA CySA+ é uma certificação importante para quem trabalha com monitoramento de segurança.

6. CGEIT

CGEIT quer dizer Certified in the Governance of Enterprise IT ou certificado em governança corporativa de TI, em português. 

Essa certificação, fornecida pela Isaca, comprova os conhecimentos dos profissionais em relação às práticas e aos princípios da governança de TI nas organizações. 

Entre os tópicos tratados estão: alinhamento estratégico, entrega de valor, estruturação de processos, gestão de recursos, gerenciamento de riscos e medição de performance. 

É um certificado importante para quem desempenha atividades estratégicas de TI em empresas ou para elas. É possível se registrar para a obtenção no site da Isaca.

7. Certificações ISO

As certificações ISO fornecem um aparato de boas práticas e técnicas para melhorar diversos processos. Desde questões organizacionais até o relacionamento com o cliente, impulsionando uma melhora na governança de TI.

ebook LGPD e Nuvem: implicações e formas de adaptação. Baixar gratuitamente

Quem possui essa certificação garante estar alinhado com padrões de eficiência mundialmente reconhecidos. Sendo um diferencial na hora de ofertar serviços, assim como uma boa oportunidade no estabelecimento de novas parcerias.

ISO 20.000

A norma ISO 20.000 é uma das mais importantes para MSPs. Ela estabelece os requisitos para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para a prestação de serviços. 

Seu conjunto abrangente de diretrizes é relacionado às práticas defendidas pela Itil v4. Com isso, é possível ajudar empresas a melhorar a qualidade de seus serviços de TI, aumentar a eficiência e reduzir custos.

ISO 27000

O objetivo do ISO/IEC 27000 é fornecer uma família de normas abrangente que especifica as melhores práticas para a gestão de segurança da informação. Composta por: ISO/IEC 27001, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 27003, ISO/IEC 27004 e ISO/IEC 27005.

8. CISSP (Certified Information Systems Security Professional)

Para quem busca se desenvolver como Ciso (Chief Information Security Officer), esta é uma excelente oportunidade. Feita para ampliar os horizontes de carreira, profissionais com CISSP estão entre os mais desejados e escassos do mercado nacional.

Banner com o texto: Quer saber quais são os tipos de armazenamento? Clique aqui!

Considerado a regra de ouro para sistemas de segurança, possui reconhecimento global. Quem conquista esta certificação tem garantia de excelência em arquitetura, design, gestão e controles de proteção para ambientes corporativos.

9. CCSP (Certified Cloud Security Professional)

Uma das mais respeitadas certificações de segurança na nuvem. A CCSP aborda questões de arquitetura, implementação, operações, controles e conformidade com as estruturas regulatórias.

A prova é feita em inglês e tem um custo para inscrição. Para se tornar um CCSP, os candidatos devem ter, pelo menos, cinco anos de experiência em segurança da informação e mais de um ano de experiência em segurança de nuvem. 

As certificações de TI são uma ótima maneira de comprovar conhecimentos e habilidades, além de ajudar os profissionais a conquistarem mais credibilidade. É um passo importante para quem está se especializando ou quer desempenhar atividades estratégicas na área. 

Para receber conteúdos sobre a prestação de serviços gerenciados e TI diretamente em sua caixa de entrada, preencha o formulário abaixo e se inscreva na newsletter da ArtBackup!

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso