• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Backup ou sincronização? Entenda a diferença

 

Embora muitas vezes sejam entendidos como os mesmos processos, backup e sincronização são procedimentos distintos e que cumprem funções diferentes. Você deve, então, estar se perguntando: “Quais são elas e como saber qual o recurso que atende mais às minhas necessidades?”.

Para te ajudar a entender as características dessas ferramentas e as aplicabilidades que elas possuem no dia a dia e nas atividades das empresas, preparamos este conteúdo sobre as diferenças e como utilizá-las. Continue a leitura e confira!   

Ferramentas de armazenamento e sincronização

As ferramentas de armazenamento e sincronização, como Google Drive e DropBox, visam manter os dados disponíveis em diferentes dispositivos simultaneamente. É possível acessar os arquivos no computador e no celular, por exemplo. 

nuvem realizando sincronização entre dispositivos

As ferramentas de armazenamento e sincronização disponibilizam arquivos digitais em mais de um dispositivo.

Elas, na realidade, não criam cópias das informações, apenas as mantêm acessíveis e editáveis em mais de um aparelho ao mesmo tempo. 

Por isso, essas ferramentas não têm um caráter de proteção dos dados. Ao desativar a sincronização e o compartilhamento, deixa de ser possível aceder aos arquivos. 

É um recurso interessante para quem precisa visualizar ou alterar arquivos em mais de uma plataforma, mas não para mantê-los em segurança em caso de adversidades. 

Softwares de backup

O software de backup é um recurso que cria cópias de segurança de dados digitais. Esse procedimento é realizado para poder recuperar e manter as informações disponíveis mesmo quando ocorram incidentes, tanto de origem interna, como exclusões; quanto advindas de fatores externos, como os desastres naturais

computador realizando backup em nuvem

As cópias de arquivos digitais possibilitam recuperá-los em caso de adversidades.

Os softwares de backup são responsáveis, então, por criar essas cópias de arquivos, sistemas ou bancos de dados e preservá-las em um lugar seguro, como a nuvem. É um processo essencial no gerenciamento de informações pelos setores de TI e para a continuidade dos negócios.

Esses mecanismos permitem ainda a automatização do procedimento, colaborando para a atualização, aspecto fundamental para quando for necessária a utilização. O versionamento é outra funcionalidade que pode ser muito significativa, já que permite recuperar variantes anteriores dos arquivos. 

Há plataformas que possibilitam também a geração de relatórios para verificar se os backups foram realizados efetivamente, e a administração remota, acionando-os quando necessário. 

banner para post sobre tipos de backup

Quais as diferenças?

A principal diferença entre ferramentas de backup e de sincronização é no quesito segurança. Ao criar as cópias de arquivos por meio do backup, é possível assegurar que estes estarão protegidos em situações críticas, por exemplo, se forem corrompidos, podendo ser recuperados e utilizados. 

Já os recursos de sincronização não têm esse intuito, pois a finalidade é apenas de disponibilizar o acesso a arquivos em mais de um dispositivo simultaneamente. Caso o dado seja excluído na ferramenta, ele deixará de existir e não haverá uma cópia para recuperação. 

A importância do backup

Uma perda de dados pode impactar negativamente as atividades das empresas, já que muitos processos e decisões são baseados neles. Além disso, a disponibilidade das informações para atender às solicitações dos titulares é um dos pontos previstos na LGPD.

Erros humanos também são um dos aspectos que podem afetar diretamente o gerenciamento de dados. Exclusões ou alterações indevidas de arquivos podem atrapalhar o funcionamento de sistemas e serviços, gerando uma série de danos. 

analista preocupado com perda de dados

Uma exclusão indevida de arquivos pode causar problemas caso não exista um backup para recuperação.

Contar apenas com hardwares para garantir a disponibilidade dos dados também pode resultar em problemas. Caso os dispositivos deixem de funcionar, pode ser muito difícil recuperar as informações contidas neles. O backup em nuvem para empresas é uma boa alternativa para evitar isso. 

Ataques cibernéticos são ameaças que também devem ser consideradas. Roubos e sequestros de informações, como o ransomware, podem deixar as empresas reféns de criminosos que exploram vulnerabilidades para extorquir corporações.  

Por isso, o backup é um processo tão importante e fundamental para as corporações. Ele permite restaurar os dados em caso de indisponibilidade ou imprevistos como os citados acima, ajudando a preservar as operações da empresa e reduzindo as chances de prejuízos. 

Como você pôde observar, backup e sincronização são ações diferentes e que devem ser utilizadas para finalidades específicas. Conhecer as distinções entre elas ajuda a saber como realizar o armazenamento adequado e aumentar o grau de segurança das informações. 

E para manter cópias de segurança de dados, a ArtBackup é a solução ideal. A plataforma de backup em nuvem, exclusiva para consultorias de TI e provedores de serviços gerenciados (MSPs), conta com alto nível de proteção, gerenciamento centralizado e personalização.

Além disso, são oferecidos treinamentos, suporte especializado e flexibilidade na administração do volume contratado. Para solicitar um teste gratuito, clique no banner abaixo!

banner para ser parceiro artbackup

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso