• (19) 2042-2150
  • (11) 4210-8150

Backup as a service: como oferecer essa solução

 

ilustração com servidores levando dados para a nuvem

O backup as a service (BaaS) troca a lógica normalmente utilizada pelas corporações para realizar a cópia de segurança de seus dados digitais, oferecendo mais eficiência, proteção e conveniência. 

Além disso, tem custos menores do que os de manutenção de equipamentos para o armazenamento das informações na própria empresa e é uma boa opção de serviço gerenciado para planejamentos estratégicos de Tecnologia da Informação (TI). 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira o que é essa modalidade, como ela funciona e quais os benefícios de incluí-la em seu portfólio de produtos!

O que é backup as a service?

O backup as a service ou backup como serviço é uma solução que atualiza o processo de criação das cópias de segurança de dados. Ao contrário dos métodos tradicionais, que criam e gerenciam os backups na sede das empresas, a modalidade é feita por terceirizados, ajudando a diminuir os custos. 

pessoa tocando para realizar backup em nuvem

O backup como serviço dá mais conveniência e qualidade para os processos de backup.

Como se sabe, o backup é uma atividade fundamental para o bom funcionamento das corporações, visto que é preciso proteger os dados da empresa e de seus clientes contra as mais variadas adversidades, como ataques cibernéticos, desastres naturais e erros humanos. 

Se essas intercorrências ocorrerem e não houver a possibilidade de recuperar os dados, a corporação pode sofrer sérios danos e prejuízos, sejam eles morais ou financeiros. 

A não disponibilidade de informações pode acarretar, por exemplo, em multas, em caso de descumprimento de solicitações de usuários pautadas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), além de afetar diretamente a continuidade dos negócios.

Apesar disso, os gastos com hardwares para o armazenamento das cópias dos dados digitais e de seu gerenciamento in loco nas corporações são muitas vezes inviáveis, principalmente para as pequenas empresas. 

servidores de ti

O backup como serviço é uma outra maneira de fornecedores de TI gerenciarem o procedimento.

O BaaS surge para solucionar esse problema. Além de serem ofertados backups com ainda mais segurança e know-how, já que os profissionais são especializados nesse tipo de procedimento, os custos, na maioria das vezes cobrados mensalmente, podem ser muito menores. 

Empresas que oferecem backup como serviço ficam responsáveis pela nuvem; pelos sistemas de backup; pelos hardwares onde os dados serão alocados geralmente, muito mais robustos que os da empresa; por sua proteção e pelo gerenciamento.

A consultoria de TI ou MSP (Managed Service Provider ou provedor de serviços gerenciados, em português), que oferta o BaaS deve criar um planejamento específico para o cliente com o tipo de backup empenhado, sua periodicidade, a possibilidade ou não de automatização e de acionamento remoto. 

banner para post sobre tipos de backup

Além disso, deve realizar o monitoramento contínuo do procedimento, a fim de verificar se há inconsistências, acompanhando relatórios de auditoria, que permitem verificar se as cópias foram realizadas com êxito. 

É uma solução completa, que facilita o processo de backup das empresas, aumenta a segurança, e ainda ajuda a diminuir os custos com equipamentos e sistemas na própria corporação.   

Por que incluir no portfólio?

Provedores de serviços gerenciados contribuem para o gerenciamento de TI de empresas de forma estratégica. Para isso, é preciso conhecer as melhores soluções e práticas a fim de aumentar a produtividade e eficiência dos processos. 

Nesse sentido, incluir o BaaS no portfólio do MSP é uma excelente decisão. O serviço ajuda a proteger os clientes em caso de problemas de perda de dados e dá respaldo para que seus negócios continuem funcionando se eles ocorrerem. 

ilustração de nuvem com dados

O BaaS pode ser um produto muito rentável para o provedor de serviços gerenciados.

Além do quesito segurança, a solução é uma ótima opção para elevar o nível dos backups e facilitá-los. No backup as a service, os procedimentos são realizados por profissionais especializados, geralmente com hardwares de armazenamento dos dados robustos e servidores redundantes. 

O backup como serviço também ajuda a mostrar para o cliente que é possível manter a equipe interna de TI lidando com outras demandas da empresa, tirando sua responsabilidade pela realização das cópias de segurança, que pode ser operada de forma mais estratégica

Além disso, o BaaS também é uma forma de conquistar um portfólio mais completo, incluindo nele uma solução que gera de fato mais economia, segurança e eficiência para os processos das corporações, e rentabilidade para MSPs. 

Como implementar no MSP

Estruturar o serviço e implementar o BaaS no portfólio do MSP depende de alguns fatores estratégicos, fundamentais para dar mais base e garantir o sucesso da solução. Por isso, veja a seguir alguns passos importantes para esse processo!  

Estude a modalidade

Para começar a implementar o backup as a service em sua consultoria ou MSP, é preciso conhecer bem a modalidade, como ela se torna um produto, além dos conceitos e técnicas que serão necessários para seu gerenciamento. 

Para isso, é preciso estudar e se aprofundar no assunto. Procurar e consultar boas fontes e conteúdos de qualidade é uma ótima dica para esse momento.

técnico de ti estudando backup como serviço

Conhecer a solução e desenvolver os conhecimentos técnicos para gerenciá-la deve ser o primeiro passo na estruturação do serviço.

Encontre um bom fornecedor

Contar com um bom fornecedor de backup, que tenha certificações de segurança para assegurar a proteção dos dados e ofereça suporte e as ferramentas adequadas e necessárias para a realização do procedimento também é um ponto essencial.   

Precifique o serviço

A precificação é um aspecto muito significativo e que deve ser feito com uma atenção especial. O valor cobrado pelo BaaS precisa liquidar seus custos tanto com ferramentas como com pessoal. A margem dependerá da forma escolhida para comercializar o serviço e do contrato estabelecido com o cliente.  

Monte estratégias de venda

Depois de definidos os fatores citados acima, é hora de montar uma estratégia de vendas. Trabalhar o discurso, com técnicas de rapport, pode ser uma ótima possibilidade para conquistar a confiança dos clientes. 

Além disso, operar no sentido de educar o mercado, mostrando como a solução agregará mais praticidade ao dia a dia e dará mais segurança ao procedimento de backup, pode ser outra possibilidade de tática comercial. 

Ofertar demonstrações e testes gratuitos é também uma maneira de apresentar as vantagens do backup como serviço na prática, facilitando as vendas. 

pessoa mexendo em cubos com símbolo de carrinho de compras

As estratégias de vendas são importantes para a consolidação do produto.

Benefícios de oferecer BaaS 

Como dito anteriormente, o backup as a service ajuda a incrementar o portfólio do MSP e aumentar sua rentabilidade, já que o produto é flexível e escalável. 

Além disso, o BaaS é um serviço gerenciado de excelência e deve ser uma peça fundamental do planejamento estratégico de TI dos clientes, já que torna um procedimento indispensável, o backup, muito mais simples.

É também uma solução que traz inúmeros benefícios aos clientes, pois dá mais segurança e conveniência às operações do dia a dia, pode contribuir para a adequação às normatizações da LGPD, gerar economia e recuperar dados importantes quando necessário. 

A ArtBackup é uma plataforma que ajuda MSPs a ofertar backup em nuvem para os clientes com gerenciamento centralizado, storage on demand e suporte especializado. Tudo isso com muita segurança e buscando dar apoio ao crescimento do fornecedor de TI.

A solução ainda conta com treinamentos, contrato mensal e permite a personalização dos softwares de backup. Clique no banner abaixo e solicite seu teste gratuito!

banner para ser parceiro artbackup

Índice

Aprofunde seu conhecimento com nossos e-books

Anterior
Próximo
Datasafer
Av. Antônio Artioli, 570 - CJ 34, Swiss Park Office - Campinas/SP - CEP: 13049-900 CNPJ: 17.549.929/0001-77
Política de Privacidade | Termos de Uso